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Conheça os GPs do MMA Smarties Brasil 2023

Os cases “Servidor da Sororidade”, da Druid Creative Gaming para O Boticário, e “Listerine Bafocalipse”, da então Wunderman Thompson Brasil, atual VML, para a Kenvue, levaram os GPs no MMA Smarties Brasil 2023. Em comum, ambos têm a ligação com o mundo dos games, um ecossistema com suas características próprias.  

A edição deste ano do MMA Smarties Brasil está com as inscrições abertas. O prazo para participar termina no dia 16 de agosto e a divulgação dos vencedores será em 22 de outubro, numa cerimônia realizada no Hotel Unique, em São Paulo (SP).

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Conheça os vencedores dos Grands Prix do ano passado:

SERVIDOR DA SORORIDADE

Com o “Servidor da Sororidade”, O Boticário e Druid criaram um espaço seguro na rede social de gamers Discord para as mulheres poderem jogar, já que, muitas vezes, elas são praticamente expulsas desse universo pelo machismo.

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Segundo Bruna Pastorini, CSO e sócia da Druid, o diferencial desse case foi ser um projeto que nasceu para resolver uma dor da comunidade gamer. “Usamos a tecnologia a serviço das gamers e totalmente conectada ao propósito de O Boticário no game. Além disso, a meu ver, ele faz parte de um novo momento da internet e da forma como marcas e os consumidores podem se conectar. Uma visão de construção de comunidade, onde valorizamos a escuta ativa, e diálogos mais próximos e constantes e não somente surfar a trend do momento”, diz.

O principal resultado do case apontado pela executiva foi o impacto real que o Discord das heroínas teve na vida das mulheres. “Vimos gamers que tinham desistido do game voltando a jogar, vimos times se formando dentro do servidor, vimos uma gamer ajudando a outra e agradecendo O Boticário por terem ajudado elas a não desistirem do seu sonho”, fala.

Um dos principais insights que ficaram com o GP foi o poder dos fandoms. “Isso está começando a ser mais discutido agora, mas, nos games, sempre vimos isso. É uma comunidade que ainda tem muito para falar e que quer ser ouvida. Muita marca entra e sai dos games depois de surfar o hype. Mas quando a marca fica, e se propõe a construir algo – como é o caso do Grupo Boticário – vemos resultados valiosos como esse: gamers que voltaram a acreditar no sonho de viver dos games em um ambiente criado pela marca”, afirma.

Outro aprendizado que ficou com o case “Servidor da Sororidade” foi a parceria entre cliente e agência. “Os dois lados trabalhando em parceria e com muita vontade de construir junto algo que seja uma grande relação de ganha a ganha para a marca e para a comunidade”, conta.

BAFOCALIPSE

O case “Listerine Bafocalipse” foi a estreia da marca no ecossistema dos games e, para Vitor Amos, Head of Strategy da VML Brasil, o grande diferencial do trabalho foi justamente a coragem da Kenvue em apostar no território de games e fazer isso como um produtor de conteúdo relevante. “A marca entra no jogo no tom do jogo, contribuindo para a experiência e faz isso em um contexto 100% alinhado com o propósito do seu produto”, explica. Para mostrar os benefícios do produto para o público jovem, Listerine invadiu a Cidade do Complexo e deixou os personagens com bafo. O único jeito de resolver o problema era achando o produto pelo jogo.

O resultado que mais impressionou, de acordo com o executivo da agência, foi “de longe, o engajamento. A marca conseguiu se tornar assunto entre os jovens, que voltaram a olhar para ela justamente por conta da ativação de Bafocalipse e entenderam os benefícios do produto”, fala Amos.

Um dos insights que o case trouxe foi o entretenimento não só constrói marca, como também vende. Outro ensinamento foi o de que as marcas precisam efetivamente contribuir para a experiência e a jornada das pessoas. “Não é sobre interromper, é sobre se mostrar relevante”, afirma.

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