O case “Respeita Meu Capelo“, da GUT para Vult, conquistou 2 Leões em Cannes: Prata em PR e Bronze em Brand Experience & Activation. A ação trouxe a criação de capelos (aqueles chapéus usados em formaturas), que podem ser usados por formandos negros, respeitando a forma natural de seus cabelos.
“Acredito que nossa maior conquista seja efetivamente o impacto social do case e como ele extrapolou o âmbito da marca e do mercado de Beleza, chegando até a realidade dos nossos consumidores e promovendo conversas relevantes para mudanças sociais”, conta Marcela de Masi, Diretora executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, dono da marca Vult.
Leia mais
Série de podcasts “MOM – Especial Cannes” estreia com José Saad Neto, da GoAd
Ionah Kochen e Gustavo Aguiar, da Nestlé, contam impressões de Cannes em podcast
Relembre os ganhadores do MMA Smarties Brasil
Foram disponibilizadas mil unidades de novos capelos para as formaturas previstas no segundo semestre das instituições Zumbi dos Palmares e Universidade Federal do Sul da Bahia. Os capelos foram desenvolvidos em parceria com a marca de Moda Dendezeiro e apoio das 2 universidades. Os moldes usados estão à disposição de qualquer instituição de ensino que queria reproduzi-los.
A oportunidade surgiu com o lançamento da linha de cabelos da marca, que já é conhecida do público por respeitar diferentes tonalidades de peles brasileiras em maquiagens. “A marca Vult tem a reafirmação do orgulho e o reconhecimento da autoestima e confiança como territórios. Com isso, ficou claro o caminho a ser seguido para a campanha com a qual pudemos lançar a categoria de cabelos da marca, que até então era reconhecida por atender bem a diversidade brasileira em make. Assumimos um papel de entendedores da pluralidade dos fios das brasileiras e o insight do case coube perfeitamente nesse momento do negócio e na forma como queríamos nos posicionar; ter um papel social associado ao contexto da marca faz toda a diferença”, explica Marcela.
Para o sucesso do trabalho, a agência foi fundamental. “Essa parceria, não só fortaleceu a autenticidade do discurso da marca, mas também garantiu que a mensagem fosse transmitida de forma genuína e consistente. Nossas agências acreditam junto e essa soma de fatores resulta na conquista de entregas mais potentes com foco no consumidor e no desejo de surpreendê-lo”, diz a executiva.
O impacto social causado foi o principal resultado da ação. Segundo Marcela, a ação inspirou o Projeto de Lei 80/2024, protocolado pela vereadora Marta Rodrigues (PT), que pretende aumentar a inclusão dos novos capelos no Sistema Municipal de Ensino de Salvador, a capital com maior população negra fora da África, somando 83,2% de indivíduos que se autodeclaram pretos ou pardos, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. “Essas mensurações se destacam como nossas maiores conquistas, mostrando o tamanho e potência das nossas marcas e como elas podem ser instrumentos de transformação social, por meio da força da nossa massiva base de consumidores, que não estão interessados apenas em nossos produtos, mas também nas conversas que nos dispomos a reverberar”, finaliza.