Dois terços dos anunciantes e agências pretendem usar Retail Media para veicular anúncios digitais nos próximos 12 meses. O dado foi apresentado durante o MMA Innovate Brasil 2025, por Ligia Mello, sócia e CSO da Hibou Pesquisas & Insights, e faz parte de uma pesquisa sobre Retail Media. O estudo, encomendado pela MMA, é o primeiro entregável do Retail Media Club, um think tank criado pelo Board de Mídia e Dados da MMA no Brasil.
A pesquisa foi feita com mais de 300 anunciantes e agências e cerca de 2 mil consumidores para traçar um perfil do Retail Media no Brasil e ajudar o mercado a entender quais caminhos seguir.
Leia também
Relembre os finalistas do MMA Smarties Brasil 2025
Confira a agenda do MMA Innovate Brasil 2025
“Retail Media é o oitavo canal, mas já representa dois terços do público da pesquisa”, explicou Ligia.
Algo interessante que a pesquisa captou foi que 92% de anunciantes e agências percebem que o Retail Media também aumenta a efetividade das campanhas de reconhecimento e construção de marca. “O Retail Media já está consolidado entre os anunciantes e as agências”, falou a executiva.
Segundo a pesquisa, entre os principais desafios encontrados no Retail Media estão relatórios pouco detalhados sobre desempenho das campanhas (44%), falta de padronização entre plataformas (39%) e preços elevados para espaços em destaque (38%).
“Ninguém está pedindo a fórmula magica. Os 3 primeiros itens que gostariam de padronizar são Retorno sobre Investimento de Mídia (ROAS), Custo por Aquisição (CPA) e Taxa de conversão. O básico. Eu acho que está faltando atenção para construir um caminho de awareness”, disse Lígia.
O MMA Innovate Brasil 2025 acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), nesta quarta (29).



