Skip to content Skip to footer

Johnnie Walker e AlmapBBDO celebram força das mulheres

Em um movimento estratégico para atualizar seu legado, Johnnie Walker enfrentou um estigma histórico na categoria de bebidas: a crença de que o whisky é forte demais para mulheres. Com o público feminino representando apenas 32% do consumo no Brasil, a marca identificou a necessidade de tornar o ideal de progresso do “Keep Walking” mais inclusivo e emocionalmente relevante para elas.

O case “Forte São Elas”, criado pela AlmapBBDO para Johnnie Walker, foi finalista do MMA Smarties Brasil 2025 nas categorias Propósito de marca/Ativismo e Diversidade e excelência inclusiva.

Assista ao videocase

O processo de criação foi uma releitura do clássico filme “O Homem que Caminhou pelo Mundo” e resultou na versão “A Mulher que Caminhou por um Mundo de Homens”, protagonizada por Alice Braga, alterada com agilidade por necessidade do momento. Após um post misógino viralizar criticando mulheres CEOs, marca e agência convidaram líderes femininas para responderem à provocação, integrando suas falas ao roteiro e a peças de mídia.

Leia também
“Briefing corajoso tem resultado corajoso”, diz Guilherme Martins, da Diageo
Como Diageo e AlmapBBDO fizeram reparação histórica na Bossa Nova?

A estratégia de mídia focou em formatos que garantissem a retenção do vídeo principal, com duração de 1’45”. O investimento foi dividido entre YouTube, streaming como Netflix e Globoplay, OOH e plataformas da Meta. Além disso, influenciadoras, como Nina Silva e Astrid Fontenelle, amplificaram a mensagem: o whisky não é forte demais, elas que são.

O principal aprendizado foi que a marca precisava se desconectar de narrativas exclusivamente masculinas para crescer de forma sustentável e diversa. Como resultado houve um aumento de 25% no sell-out da marca e um crescimento de 3 p.p. em experimentação entre mulheres, taxa 4 vezes maior que a dos homens. A campanha atingiu 140 milhões de impressões e gerou um salto de 245% no volume de menções a whisky feitas por mulheres, superando, pela primeira vez, o engajamento masculino no tema.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]