O quarto episódio do podcast Retail Media Club, uma série especial do Masters of Marketing com o apoio do Mercado Ads, traz o relato da parceria entre a Puma e o Mercado Ads, com a participação de Aldo Molina, Diretor Comercial da Puma, e Daniela Keller, Head Comercial de Indústria de Moda, Serviços e Automotivos do Mercado Ads.
A conversa detalhou como a Puma transformou sua atuação dentro do ecossistema do Mercado Livre, passando de uma abordagem mais tímida, em 2024, para um foco intenso, em 2025. A estratégia conjunta resultou em números impressionantes, incluindo um crescimento de mais de 438% nas buscas na plataforma. A marca saltou do 9º para o 5º lugar entre as mais buscadas na categoria. Além disso, o ROAS (Retorno sobre o Investimento) alcançou 12,7 vezes e o faturamento subiu 304%.
Leia também
“Retail Media é canal de descoberta”, diz executiva do Mercado Ads
Mercado precisa desmitificar Retail Media como fundo de funil
Vitor Bertoncini é convidado do videocast do Retail Media Club
A chave para essa virada foi a sincronia total entre a Puma e o Mercado Livre. A Puma passou a tratar o Mercado Livre não apenas como mais uma loja, mas como um ecossistema único, inclusive designando um membro do time interno com foco exclusivo no Meli.
“A gente começou trabalhando muito forte no full. A capilaridade que ganhamos com isso também foi muito importante. E hoje, conhecendo o cliente, tendo o produto correto, o preço correto e o catálogo bem feito, acredito que tenha sido o diferencial que fez crescer muito o negócio com o Meli este ano”, diz Molina.
Com a performance resolvida, a estratégia evoluiu para incluir formatos de display e remarketing de catálogo, visando expandir a marca. Olhando para o futuro, o objetivo é crescer em awareness e consideração, buscando que a Puma se torne uma das 3 marcas mais buscadas no marketplace.
A executiva do Mercado Ads destacou a importância de ver o marketplace como um canal de branding, e não apenas como de conversão.
“Marketplace não é somente conversão e performance. São 80 milhões de brasileiros que estão todo dia ali, buscando um produto, querendo conhecer um produto, para finalmente converter. Se uma marca quer ser assertiva, falar com aquele público certo, que a gente tem o first-party data que outros meios não têm, mesmo que seja para trazer uma lembrança de marca, um awareness de marca, uma consideração para finalmente conversão, não devia ter ‘trade pensa marketplace, marketing pensa em branding’. A gente deveria ser o mesmo time ou, pelo menos, ter esses dois times sempre sentados juntos trabalhando uma estratégia de marca como um todo”, afirma.
O podcast Retail Media Club é uma série especial do Masters of Marketing que traz profissionais especializados em Retail Media para debater as melhores práticas do mercado.
Quer assistir a todos os episódios do podcast Retail Media Club? Acesse o YouTube



