No sexto episódio do podcast MMA Retail Media Club, Fabiano Lobo, CEO da MMA para a América Latina, conduz um debate sobre a maturidade do ecossistema de dados e varejo no Brasil, com Fernanda Infantini, Media e Data Director da L’Oréal, e Fabiana Manfredi, CEO da Impulso. Durante o encontro, eles conversam sobre como o Retail Media evoluiu de uma ferramenta comercial de fundo de funil para uma plataforma robusta de construção de branding e influência.
“O varejo é muito mais do que mais um ponto de contato com o consumidor, ele é um hub de influência”, disse Fernanda Infantini, Media e Data Director da L’Oréal.
As convidadas também debateram como o varejo atual funciona como um ecossistema que integra as jornadas física e digital sem fricção. Um dos casos discutidos foi a transmissão ao vivo, no Brasil, do Le Défilé, desfile da L’Oréal Paris realizado durante a Paris Fashion Week, que se tornou um marco simbólico do início da temporada. O evento foi parar nas telas das farmácias da rede RD Saúde. A estratégia buscou “dominar o momento” e educar o consumidor no ponto de venda, provando que o canal pode gerar descoberta e consideração, e não apenas transação imediata.
Outro ponto relevante da conversa foi o uso da inteligência artificial generativa para otimizar a produção de conteúdo. A Impulso apresentou uma ferramenta proprietária que automatiza a criação de assets criativos. “E isso não só gera inteligência a partir de dados e aprendizados da própria ferramenta, com inputs nossos, humanos – porque partem de hipóteses, mas o crivo final é sempre humano -, mas também ajuda na redução de tempo. Outro dia a gente fez esse exercício: demorava 10 dias para produzir 36 peças que agora são produzidas em 10 minutos. Com ganho de escala enorme, com infinita redução de custo”, falou Fabiana Manfredi, CEO da Impulso.



