O 5º episódio do podcast Masters of Marketing, edição especial Retail Media Club, trouxe como tema central a evolução e o amadurecimento do Retail Media, que deixou de ser uma ferramenta puramente comercial de fundo de funil para se tornar uma estratégia de construção de marca e compreensão da jornada do consumidor. Ana Paula Duarte, Diretora Comercial Senior do iFood Ads, e Carolina Crespo, Diretora de Mídia, Dados e Martech da Mondelez, foram recebidas por Fabiano Lobo, CEO da MMA para a América Latina, no Estúdio MMA, para abordar o assunto.
Um dos tópicos levantados foi a importância da integração de diversas áreas, como marketing, mídia, trade e comercial, e do uso de dados para mapear micromomentos de consumo para tornar o setor ainda mais eficiente.
“Por muito tempo, Retail Media era sobre comercial. O nome retail vinha antes de mídia, o pessoal esquecia que era mídia e olhava só para venda, conversão. Então, era tudo sobre ROAS, conversão, quanto vende… e agora é uma pauta que integra várias equipes. Eu acho que ela está começando a ganhar o peso do tamanho da oportunidade que ela entrega”, contou Carolina.
Leia também
Confira pesquisa sobre Retail Media feita pela Hibou
Baixe o playbook “Do Insight ao Impacto”
Outro ponto importante é entender que a agilidade é mais importante que a perfeição, por isso, principalmente em Retail Media, a Mondelez adota a cultura de aprender fazendo.
Por sua vez, o iFood funciona como um ecossistema de descoberta e de conveniência, no qual o usuário passa, em média, mais de uma hora navegando entre restaurantes, mercados e farmácias.
“Quando você está falando de Retail não é simplesmente o fundo do funil. Você, na verdade, está falando hoje de marketplaces que você consegue entregar awareness, consideração, descoberta, para depois você ter a conversão”, explicou Ana Paula. A executiva do iFood Ads contou que 73% dos usuários que compraram uma marca pela primeira vez, na Black Friday, continuaram comprando a mesma marca depois.



