Skip to content Skip to footer

“Sound branding surgiu naturalmente”, conta Fábia Guerra, da Amanco Wavin

No episódio #74 do podcast Masters of Marketing, a Diretora de Marketing da Amanco Wavin, Fábia Guerra, conta detalhes de sua trajetória profissional de 25 anos, incluindo os últimos 19 anos na mesma empresa.

Vinda do mercado de bens de consumo, a executiva assumiu o desafio de entrar para o setor de material de construção, especificamente em tubos e conexões, como a funcionária número 1 da empresa no Brasil. Na época, a marca era pouco conhecida no país, e seu primeiro grande projeto foi criar a área de trade marketing do zero.

Ouça o episódio 74 do MAsters of Marketing

A construção da identidade da Amanco envolveu a mudança para a cor verde, exclusiva para o Brasil, e uma campanha que é lembrada até hoje. “A gente acabou entrando com a estratégia com Carlinhos Brown para criar essa memorabilidade na cabeça das pessoas. Foi uma campanha que foi superbem conduzida. Foi muito engraçado porque a campanha foi lançada numa segunda e já, no final da semana, os funcionários que iam abastecer o carro no posto de gasolina, com crachá ou com a camisa da Amanco, já ouvia o frentista dizer: ‘Amanco, Amanco!’. O sound branding não foi intencional, ele aconteceu naturalmente”, explicou.

Leia também
MMA POV: “IA não pode vivenciar cultura”, fala Bruno Poiani
MMA POV: “Arrisque. Provoque. Execute”, diz Fernando Figueiredo

Segundo a Diretora de Marketing da Amanco Wavin contou a Fabiano Destri Lobo, CEO Latam da MMA, a estratégia, focada na brasilidade e no humor, foi fundamental para o crescimento da marca, que saltou de 13% de conhecimento, em 2006, para 98% em 2012.

O bate-papo também abordou o estilo de gestão da executiva, que defende a colaboração para o ambiente de trabalho. “Eu acho que a colaboração é o principal ponto chave para você estar com o time, ouvir todo mundo, desde o estagiário até o coordenador, o gerente que trabalha comigo. Eu adoro almoçar com o meu time. Eu acho que esses momentos informais trazem uma proximidade grande”, contou.

Ela destacou ainda a importância de iniciativas de sustentabilidade, como o projeto Takeback para o descarte correto de materiais de obra.

Assista ao Masters of Marketing no YouTube

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]