No episódio 72 do podcast Masters of Marketing, Fabiano Destri Lobo, CEO Latam da MMA, recebe Loara Costa, Diretora Global de Marketing e Trade Marketing do Grupo Sovena, que detém a marca de azeite Andorinha. A executiva conta como a marca passou de segunda colocada, com dois terços de diferença para a primeira, para a liderança.
Loara está à frente da marca no Brasil desde 2013, quando ela ainda era distribuída pela Bunge Alimentos. Loara foi a funcionária 01 da Sovena Brasil, quando, há 10 anos, o grupo decidiu assumir diretamente a operação da marca no país, construindo “um modelo de negócios que fazia sentido, porém tinha alto risco”, explica. Eles retomaram os estoques que estavam com a Bunge e fizeram uma operação direta para o mercado brasileiro. “Esse movimento nos trouxe, em pouco tempo, uma tração absurda. Podia dar muito certo ou muito errado. Mas foi ali, em 2015, que a coisa mudou. Foi muito legal ver a coisa desde o começo. A gente brincava que era um modelo de startup com uma marca forte”, conta.
Essa decisão impulsionou a marca Andorinha, que estava estagnada na segunda posição, com vendas dois terços menores que a marca líder, para a liderança no mercado local. “No momento da transição da Bunge, foi bem desafiador e foi o momento de ‘ou paralisa e pula fora ou vai com tudo e ajuda o negócio a crescer’. Participar dessa reconstrução me fez sentir dona do negócio. Para mim, esse espírito de dono foi o maior dos ganhos”, fala.
Parte do crescimento da marca também se deve à inovação. A Andorinha foi pioneira a ter dosador nos azeites, o que trouxe muito mais praticidade ao produto. Hoje é impossível pensar a categoria sem esse tipo de embalagem.
Na comunicação, a personagem Dorinha, criada pela NBS, agência da marca à época. “Eles trouxeram uma sacada que foi: por que não humanizo, não trago a personalização para esse pássaro e trago liberdade de voo e outras conexões emocionais para a categoria tão racional e tão antiquada como a do azeite”, relembra. Dorinha, numa cocriação com a Globo, chegou a namorar o Louro José, personagem icônico do “Mais Você” de Ana Maria Braga.