Skip to content Skip to footer

“Para mim, o espírito de dono foi o maior dos ganhos”, fala Loara Costa, do Grupo Sovena

No episódio 72 do podcast Masters of Marketing, Fabiano Destri Lobo, CEO Latam da MMA, recebe Loara Costa, Diretora Global de Marketing e Trade Marketing do Grupo Sovena, que detém a marca de azeite Andorinha. A executiva conta como a marca passou de segunda colocada, com dois terços de diferença para a primeira, para a liderança.

Loara está à frente da marca no Brasil desde 2013, quando ela ainda era distribuída pela Bunge Alimentos. Loara foi a funcionária 01 da Sovena Brasil, quando, há 10 anos, o grupo decidiu assumir diretamente a operação da marca no país, construindo “um modelo de negócios que fazia sentido, porém tinha alto risco”, explica. Eles retomaram os estoques que estavam com a Bunge e fizeram uma operação direta para o mercado brasileiro. “Esse movimento nos trouxe, em pouco tempo, uma tração absurda. Podia dar muito certo ou muito errado. Mas foi ali, em 2015, que a coisa mudou. Foi muito legal ver a coisa desde o começo. A gente brincava que era um modelo de startup com uma marca forte”, conta.

Essa decisão impulsionou a marca Andorinha, que estava estagnada na segunda posição, com vendas dois terços menores que a marca líder, para a liderança no mercado local. “No momento da transição da Bunge, foi bem desafiador e foi o momento de ‘ou paralisa e pula fora ou vai com tudo e ajuda o negócio a crescer’. Participar dessa reconstrução me fez sentir dona do negócio. Para mim, esse espírito de dono foi o maior dos ganhos”, fala.

Parte do crescimento da marca também se deve à inovação. A Andorinha foi pioneira a ter dosador nos azeites, o que trouxe muito mais praticidade ao produto. Hoje é impossível pensar a categoria sem esse tipo de embalagem.

Na comunicação, a personagem Dorinha, criada pela NBS, agência da marca à época. “Eles trouxeram uma sacada que foi: por que não humanizo, não trago a personalização para esse pássaro e trago liberdade de voo e outras conexões emocionais para a categoria tão racional e tão antiquada como a do azeite”, relembra. Dorinha, numa cocriação com a Globo, chegou a namorar o Louro José, personagem icônico do “Mais Você” de Ana Maria Braga.

Ouça o podcast MOM #72

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]