A MMA, organização global sem fins lucrativos que representa o ecossistema de Marketing, incluindo Mídia, AdTechs e MarTechs, agências e anunciantes, inicia uma nova era como Marketing + Media Alliance (MMA) e consolida sua evolução em uma das principais comunidades globais de CMOs (Chief Marketing Officers) e líderes seniores da indústria.
O reposicionamento reforça o compromisso fundamental da organização em ampliar a capacidade dos profissionais de gerar valor e moldar o futuro do marketing, das marcas e dos negócios. A MMA é a única comunidade que abrange todos os componentes do ecossistema do setor em nível de governança atuando em conjunto em apoio aos CMOs.
A nova identidade reflete a evolução da MMA desde 2003, do foco em mobile para a liderança da transformação de Marketing mais ampla. O compromisso é de continuar entregando impacto comprovado por meio de pesquisas, modelos e frameworks liderados por CMOs e validados por investimentos multimilionários.
Leia também
Pesquisa sobre Retail Media é apresentada no MMA Innovate Brasil
MMA Smarties Brasil 2025 tem 125 finalistas
“A MMA é feita para CMOs, dirigida por CMOs e apoiada por toda a indústria. Nosso compromisso é gerar novos conhecimentos para responder às maiores questões em aberto do segmento e liberar suas maiores oportunidades. Nossos membros não apenas falam sobre transformação – eles a promovem. Este novo posicionamento deixa claro que somos uma aliança de líderes que impulsionam o Marketing a entregar impacto real e mensurável nos negócios. Acreditamos que, se um profissional aplicar tudo o que os think tanks e os labs da MMA descobriram, sua empresa poderá aumentar seu valor de mercado. Estamos provando que o Marketing pode – e deve – fazer a diferença”, afirma Greg Stuart, CEO da MMA Global.
“Como a maior comunidade de líderes de Marketing, é nossa responsabilidade ajudar no desenvolvimento e no fortalecimento de todo o ecossistema. O novo passo da MMA reflete o que já somos e reafirma esse compromisso. Ao longo desses 22 anos, a MMA foi muito além de relatórios, e trouxe pesquisas, frameworks, experimentação, colaboração e provocações contínuas para fortalecer o Marketing, sempre com rigor e inovação. Continuaremos firmes nessa missão”, diz Fabiano Lobo, CEO Latam da MMA.
A MMA incentiva que profissionais de Marketing tragam ideias inovadoras para serem testadas e aprimoradas por meio de 4 think tanks, como os globais MATT (Measurement & Attribution), MOSTT (Marketing Org Strategy), ALTT (AI Leadership) e DATT (Data & Customer Experience), e o Retail Media Club, recém-lançado no Brasil.
Impacto e crescimento
Dirigida por CMOs e mantida pela indústria por meio de memberships, a MMA foi fundada em 2003 como Mobile Marketing Association, ampliou seu escopo em 2018 para liderar a transformação do Marketing do futuro e formalizou seu nome jurídico como MMA Global, Inc. em 2022, e agora como Marketing + Media Alliance essa evolução é consolidada.
O processo de rebranding foi apoiado pela agência de publicidade Lafayette American, de Detroit, nos Estados Unidos. As mudanças incluem nova hierarquia de nomes, novo logotipo e diretrizes de identidade visual, e serão vistas globalmente ao longo dos próximos dias.
“A nova fase da MMA reflete um movimento essencial para o Marketing contemporâneo. Como comunidade, ampliamos nossa visão estratégica sobre o papel dessa disciplina como força transformadora de negócios e cultura. Compartilhamos desse mesmo compromisso na Diageo, onde promovemos inovação em todas as pontas com a ambição de manter nossas marcas em uma posição de liderança criativa, fortalecendo-as por meio da cultura e da experiência. Essa combinação entre propósito e impacto é o que inspira também essa a evolução da MMA e mostra que seguimos impulsionando o setor na mesma direção, guiados pela colaboração entre líderes que não apenas acompanham a mudança, mas a provocam, com dados e criatividade”, comenta Guilherme Martins, VP de Marketing e Inovação da Diageo no Brasil e Chair no Board da MMA para a América Latina.
Com sede em Nova York, a MMA atua em 16 países e tem 825 membros corporativos em todo o mundo, representando centenas de milhares de profissionais de Marketing. Seu Conselho Global é composto por líderes de Marketing de empresas como General Motors, Diageo, Mondelez, Unilever e Pepsico, entre outras.
A MMA oferece aos membros pesquisas, frameworks escaláveis baseados em evidências, muitos com longa duração e investimentos de milhões de dólares. Outra geração de valor constante da organização acontece na plataforma de eventos, que promove colaboração, networking e negócios. Anualmente são feitas, globalmente, mais de 62 conferências, como o MMA Impact e MMA Innovate, o Possible, em Miami, e o CMO & CEO Summit, em Santa Barbara, na Califórnia. No Brasil, por exemplo, o último MMA Impact reuniu mais de 5 mil profissionais, em dois dias de muito conhecimento e networking.



