Skip to content Skip to footer

R/GA une criatividade e inovação com Google Cloud FlashBlack

Com o objetivo de posicionar o Google Cloud como um parceiro importante para seus clientes do varejo e de colocar o anunciante em contato com C-Levels dos principais e-commerce brasileiros, a R/GA criou o projeto B2B Google Cloud FlashBlack (uma mistura de flashback com Black Friday). “Se trata do desenvolvimento de um estudo de CX, que vira um grande evento com a criação da marca FlashBlack e que, depois, se torna um roadshow de apresentações”, explica Marcio Oliveira, Vice-Presidente Sênior e Diretor-Executivo da R/GA. “Como os concorrentes são muito grandes e fortes, então Google precisava de uma nova abordagem, diferente, mais envolvente e consultiva”, complementa.

O Google Cloud seleciona os clientes por diferentes verticais para oferecer suas soluções na nuvem e, com o intuito de chamar a atenção dos clientes do Varejo, agência e anunciante fizeram uma grande análise dos dados dos maiores e-commerces do país, antes, durante e depois da Black Friday. “A análise está toda baseada na jornada completa de compra dos consumidores. Do momento da busca até o produto chegar na casa do consumidor, passando por mais de 90 diferentes análises nessa experiência completa que mapeamos passo a passo”, diz.

Leia também
Kick off Brasil inicia a programação de 2025 da MMA Latam
Profissionais da Unilever frequentam Escola de Marketing Antirracista

Segundo o executivo, como foi analisada exatamente a mesma jornada para todos os e-commerces, é possível ranqueá-los com relação à performance e à excelência da experiência. “Uma vez que todas as análises estão completas, a gente consegue emitir um relatório com os principais achados e descobertas, os insights que o Google Cloud pode levar ao mercado como um todo. Esse content asset vira uma apresentação e um evento. Depois, o Google Cloud disponibiliza o relatório para o mercado em seu site. Por fim, cada um dos players de e-commerce recebe uma apresentação e relatório com os dados do estudo específico. Uma apresentação 1:1 para cada um dos mais de 25 players”, afirma o executivo.

A ação teve um ROI de 104 e atingiu 100% do público-alvo (C-Levels dos maiores varejistas on-line). O sucesso foi tanto que o FlashBlack já está na quinta edição. Além disso, o estudo foi ampliado para outras verticais. Em Finanças, o Fin Facts já está na quarta edição e agora, em 2025, será feito o estudo na vertical de HealthCare. Os dois primeiros já foram expandidos para mais países da América Latina e há possibilidade de serem levados à Europa também. “O melhor e mais bacana legado veio de uma frase do próprio cliente: ‘B2B não precisa ser Boring to Boring’. É possível fazer um trabalho B2B inovador, que reúne criatividade, tecnologia e muita estratégia para levar aos prospects uma abordagem consultiva que já trata do problema deles e não uma venda de soluções de prateleira”, comemora.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]