A campanha “O Legado do S”, da iD\TBWA para Audi, ajuda a contar (e a celebrar) a história de Ayrton Senna com a marca, unindo passado, presente e futuro. Passado ao falar de todo o legado dessas duas marcas: Senna e Audi; presente ao identificar novos S do Senna pelo país; e futuro ao usar a tecnologia de ponta para colocar o projeto em pé.
O piloto foi o responsável por iniciar as importações da Audi para o Brasil, poucos meses antes de ele sofrer o grave acidente que o matou, no Grande Prêmio de Ímola, na Itália, em 1 de maio de 1994. Por isso, o ano de 2024 trazia para a marca uma chance única de prestar homenagem, já que marcava tanto os 30 anos da chegada da Audi ao Brasil como o aniversário de morte do piloto brasileiro de Fórmula 1.
Leia também
Campanha de 30 anos da Audi, assinada pela iD\TBWA, é tema de podcast
“O papel do Marketing hoje é ser preditivo”, conta Daniel Guinezi, da Uncover
A ideia foi inspirada em outro legado do piloto: a idealização do conjunto de curvas conhecido como S do Senna, que permitiu ao Autódromo de Interlagos voltar ao circuito de Fórmula 1, depois de passar por uma reforma em 1990. A curva original foi mapeada e, a partir desses dados, criou-se uma fórmula com os parâmetros do S do Senna para comparar com outros trechos em todo o Brasil. Com ajuda da inteligência artificial, estão sendo encontradas novas curvas S do Senna: trechos de cerca de 240 m, com uma curva para esquerda, uma reta em declive e uma curva mais fechada à direita. .
A descoberta da primeira delas, na rodovia SC-110, em Urubici (SC), virou um minidocumentário, que mostra toda a paixão do brasileiro pelo automobilismo e pelo ídolo. O primeiro trecho encontrado tem 88% de similaridade com a curva original. Outro S do Senna, mais parecido ainda com a curva de Interlagos, foi identificado em Ribeirão Pires, na Grande SP, esse com 92% de similaridade.