Claro, Globo e Talent se uniram em uma ação publicitária completamente integrada ao conteúdo em uma das novelas de maior sucesso dos últimos tempos. A campanha que divulgou a oferta Multi da telecom em “Vai na Fé”, obra de Rosane Svartman, exibida na faixa das 19h entre janeiro e agosto de 2023, extrapolou o comercial de 30 segundos e invadiu a trama, trazendo ótimos resultados para o anunciante.
A divulgação integrada ao conteúdo começou quando a personagem principal da trama, Sol, vivida por Sharon Menezes, contrata a oferta Multi. Depois de um período de dificuldades financeiras, a internet banda larga em casa e o plano de dados no celular são comemorados pela família da cantora em ascensão. A integração com o conteúdo continua quando a personagem é chamada para fazer um comercial da marca, lançando o Multi da Sol.
Leia mais
Globo aproveita relação simbiótica entre tecnologia e publicidade
Marcio Carvalho, da Claro: “não dá para ter discurso sem prática”
“Nós combinamos a narrativa da novela com as nossas entregas de conteúdo. Dessa forma, nós conectamos os telespectadores com as nossas ofertas de uma forma criativa, tecnológica e divertida ao público. As ofertas Multi que vimos na novela são as mesmas dos breaks, inclusive, as pessoas podem ir nas lojas e ‘fazer o seu Multi’, personalizando com os serviços que os clientes quiserem, como foi com a personagem da Sol, que exemplificou o intuito da nossa campanha”, explica Ane Lopes, diretora de Marca e Comunicação da Claro.
As ações não pararam por aí. Entre os diferenciais da campanha está o mobiliário urbano customizado para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. Além das peças serem veiculadas nas ruas das cinco cidades, elas foram inseridas na novela, em stockshot.
“Essa iniciativa com a Claro materializa nossa atuação a partir de uma entrega pioneira na TV linear, que envolve diferentes técnicas de pós-produção, incluindo 3D e elementos de composição, permitindo essa oferta individualizada para diferentes praças e gerando impacto e reverberação com diferentes públicos, de forma estratégica e eficiente”, comenta Eduardo Salvador, Diretor de Negócios de Serviços e Telecom da área de Negócios Integrados em Publicidade da Globo.
“Cada lugar do Brasil se conecta com a história do seu próprio jeito e foi isso que despertou nossa ideia. Além de explorar a mídia exterior de um jeito novo e contextualizado”, complementa Geraldo Júnior, Diretor de Criação Associado da Talent Street, braço de OOH da Talent.
Resultados
As três entregas em stockshot, com as ofertas aparecendo no mobiliário urbano da novela, alcançaram 43,1 milhões de pessoas e as ações de conteúdo, com a Sol interagindo com a Claro no meio da trama, foram vistas por mais de 37,3 milhões de espectadores.
Quando a primeira ação de conteúdo foi ao ar, houve um crescimento de 3.200% no índice de buscas por Claro Multi e mais 12% após a segunda inserção. 73% dos telespectadores deram nota entre 9 e 10 para a primeira ação inserida na novela e 81% das pessoas disseram ter vontade de comprar produtos da Claro depois que viram a oferta na novela.
As mensagens que ficaram na cabeça dos telespectadores após a ação foram “internet móvel mais rápida no celular”, “5G mais rápido do Brasil”, “banda larga com mais estabilidade” e “Fibra+ líder em ultravelocidade”.