Skip to content Skip to footer

Natura conecta propósito e transformação social

Com uma lembrança pessoal potente, Reginaldo Lima, cofundador do Investe Favela, fez uma reflexão profunda sobre o poder transformador de colaborações intencionais entre empresas e comunidades periféricas, no painel “Inovação em rede: transformando desafios socioambientais em negócios”, no MMA Impact Brasil 2025. 

“A Natura é uma empresa que olha para a comunidade preta com um olhar generoso. Uma empresa que pensa em gente ao desenhar a sua estratégia de mercado”, afirmou.

Reginaldo contou que, em um momento especialmente difícil, sua esposa — mergulhada em um quadro de depressão profunda — encontrou um ponto de virada ao participar de uma oficina de sensibilização da Natura, promovida no Complexo do Alemão. “A Natura devolveu minha esposa em condição de seguir caminhando. Não consigo falar dessa empresa sem um ambiente de amor”, disse.

Naquela manhã, os dois estavam a caminho do hospital, após uma noite exaustiva, quando ela recebeu o convite para participar da atividade. “Em cada espaço por onde ela passava, era acolhida com cuidado e escuta”, relembrou Reginaldo. “Além de interromper aquele ciclo de dor, a oficina também marcou o início de um processo de cura para a minha mulher”, disse.

Ao lado dele, estavam Denise Coutinho, diretora de Comunicação e Marketing, e Aline Lima, head de Diversidade, Equidade e Inclusão, duas lideranças da Natura no Brasil que atuam justamente para que histórias como essa não sejam exceção, mas parte do propósito da marca.

Leia também
Empreendedorismo social multiplica histórias de sucesso
Favelas movimentam mercado de R$ 167 bilhões

Na visão de Aline, o Projeto Dandara é a tradução prática do compromisso da Natura com a diversidade. Um exemplo disso é a linha Tododia, que passou a contar com produtos desenvolvidos especialmente para peles pretas e pardas em um movimento respaldado por escuta ativa, pesquisa qualitativa e conversas com consultoras.

“O projeto nos ajudou a mapear essas lacunas e cocriar um portfólio com alto grau de identificação e performance”, contou. Segundo a executiva, pensar em resultados que gerem impacto positivo em toda a rede faz parte da cultura da empresa. “Isso é mobilidade socioeconômica”, resumiu.

Já Denise reforçou que a linha Natura Tododia — líder em cremes corporais nos lares brasileiros — é um território estratégico para inovação e inclusão. Foi dentro dela que a marca lançou Jambo Rosa e Flor de Caju, fragrâncias que celebram a brasilidade e têm potência para ressignificar padrões.

O lançamento da campanha foi pensado como uma ação 360°, com coerência desde a concepção até a entrega. Entre as iniciativas, destaque para a presença da cantora Iza como embaixadora e uma série de ativações com criadores de conteúdo diversos.

“A gente tem a brasilidade como fio condutor no mercado e leva isso para outros países, como o Chile, México e Argentina”, finalizou Denise, reforçando o alcance e a intenção de um movimento que nasce local, mas ecoa globalmente.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]