Skip to content Skip to footer

“Não podemos ser reféns dos dados”, fala Florence Scappini, da OLX

Em um cenário de varejo como organismo vivo, que se renova rapidamente, é grande a importância dos dados nos desafios do varejo atual. “Hoje, não desenvolvemos estratégia sem olhar para os dados, mas não podemos ser refém deles. Dentro da OLX, aprimoramos a visão de dados para orientar as melhores decisões. Nunca tendo esse processo como limitador de inovação. Se não, perdemos a beleza de se arriscar em novos mercados”, fala Florence Scappini, VP de Marketing da OLX, durante o painel “Pure Players e Mundo Físico”, do MMA Impact Brasil 2024, que aconteceu nos dias 9 e 10 de abril, em São Paulo (SP).  

“Antes de falar do nosso momento atual, precisamos voltar 13 anos no tempo, que foi quando criamos a marca OLX. Sumimos do mercado por diversos motivos e voltamos após muitas conversas sobre a nova audiência e a Geração Z. Queremos ampliar novos territórios e compreender os hábitos recentes dos consumidores”, afirma a executiva da OLX.

Leia também
Estratégia, intenção e investimento constroem marcas fortes
MMA Impact Brasil 2024: surfista Derek Rabelo provoca audiência

No varejo, os pure players são os que têm um modelo de negócios que começou no ambiente digital. Com a realidade phygital e as novas jornadas, as empresas têm se transformado. A partir desse desafio, a OLX desenvolveu o seu rebranding,  em parceria com a AlmapBBDO.

“O principal obstáculo que temos hoje é romper o padrão de uma audiência homogênea. O mundo atualmente é fragmentado. A pessoa pode ser uma empresária, mas também mãe de dois filhos e esportista. O vendedor e o comprador, muitas vezes, são a mesma pessoa, e precisamos quebrar o mito de audiência única”, diz Rafaela Alves, Chief Data Media Officer da AlmapBBDO.

Segundo a executiva, é necessário entender que a jornada do consumidor é fragmentada. “A separação entre o físico e o digital já está ultrapassada há muito tempo. Temos que não ordená-los em um sistema de pesos diferentes e estruturar uma jornada phygital e holística, desde o início até o final”, complementa.

Projetos 360º de longo prazo estendem a complementaridade dos funis de conversão para acessar os diversos tipos de públicos em seus momentos distintos de jornada. “Marketing 4.0 é sobre captar relevância e não apenas impacto. Dessa forma, se cria uma jornada de longo prazo com o consumidor. Quando olhamos não apenas para a categoria de consumo, mas de comportamento, começamos a construir a comunicação que queremos ao longo da jornada. Estamos super empolgados com essa nova fase e queremos cada vez mais tirar a separação entre on e off do nosso vocabulário”, finaliza Florence.  

O painel foi mediado por Francesco Simeone, CGO Global e Diretor Geral da Logan no Brasil.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]