Skip to content Skip to footer

“Marketing é sobre a capacidade que as marcas têm de se conectar”, diz Saad Neto

José Saad Neto, Head of Insights da GoAd Media, apresentou a palestra “Marketing Trends 2025”, no MMA Kick off Brasil 2025, com informações levantadas a partir do social listening, da curadoria em 2 grandes eventos realizados nos Estados Unidos (a Customer Eletronic Show – CES e a NRF Retail’s Big Show), e de entrevistas com líderes de Marketing.

Ele falou sobre as tendências e as mudanças no Marketing, principalmente com a consolidação da inteligência artificial. “O marketing não é mais (ou não apenas mais) sobre canais, produtos, publicidade e preço. É principalmente sobre a capacidade que as marcas têm de se conectar com relevância a cada momento da jornada de vida das pessoas.”

Leia também
Veja como foi o MMA Kick off Brasil 2025
7 inovações que devem impactar os negócios do planeta

Para começar, o executivo mostrou 3 elementos influenciadores, externos ao Marketing, que estão sendo considerados para a determinação dos orçamentos em 2025: a geopolítica, a IA transversal e as permacrises, que são crises simultâneas, constantes e permanentes que acontecem no mundo.

Depois, ele abordou o contexto macrotemático, que atinge diretamente o Marketing. Uma prioridade absoluta para 2025, segundo as informações levantadas pela GoAd Media, é o uso da inteligência artificial generativa para hiperpersonalizar experiências de forma escalada. “A possibilidade que a IA generativa tem a partir do momento que ela é incorporada nas ferramentas de Marketing de criar um conteúdo de forma escalável, hiperpersonalizado e distribuir essa experiência de forma dinâmica”, disse Saad Neto.

Para exemplificar, o executivo mostrou um case da Delta Airlines, que atualizou seu programa de concierge com inteligência artificial, lançado há 5 anos. “Agora, com IA generativa, é entregar uma experiência hiperpersonalizada, em 8 línguas diferentes e 15 mil interações por segundo”, explicou.

Ele citou outra tendência baseada na IA: a experiência unificada. Para exemplificar, ele citou o robô Ballie, da Samsung, que faz, entre outras atividades, tradução simultânea durante reuniões, por exemplo.

A inteligência artificial aliada a ecossistemas conectados também está incentivando o desenvolvimento do agentic commerce (em tradução livre, comércio de agente). “São os agentes de inteligência artificial que, munidos de milhões de parâmetros, passam a tomar decisões em nosso nome”, contou. Saad destacou que está havendo uma migração da economia da atenção para a economia de intenção, na qual a publicidade integra e molda a intenção de compra.

Para finalizar, Head of Insights da GoAd Media mostrou a importância da cultura. “A despeito de todo avanço tecnológico e de toda a transformação que a inteligência artificial traz de fato para o Marketing, é na busca de insights culturais, de insights de comportamento e de hábitos que mora, talvez, a maior conexão entre marcas e pessoas”, afirmou.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]