Os desafios do mercado e o impacto nos negócios são alguns dos temas abordados no quadro MMA POV, que pergunta a líderes do Marketing seu ponto de vista sobre assuntos relevantes do mercado. Desta vez, quem responde é o Diretor Global de Desenvolvimento de Marca da Ole Interactive, Victor Marcello.
O executivo fala a respeito dos ônus e dos bônus da era da hipersegmentação; da importância de as marcas estarem focadas na criação de uma comunidade e não apenas em produzir conteúdo e da importância de escolher suas batalhas.
Confira a entrevista com Victor Marcello, Diretor Global de Desenvolvimento de Marca da Ole Interactive:
DESAFIOS DO MERCADO
Marketing Future Today – Na sua visão, qual é hoje o maior obstáculo estratégico para os anunciantes e qual o caminho para ele ser superado?
Victor Marcello – Vivemos a era da hipersegmentação, o que representa, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade e um enorme desafio. Se por um lado temos a chance de nos comunicar com nichos cada vez mais específicos e especializados, por outro, somos desafiados a adaptar nossos assets e mensagens a uma miríade crescente de formatos e plataformas. As marcas precisam estar abertas a adaptar sua linguagem aos diferentes ambientes digitais, o que não significa abrir mão de seus valores essenciais, mas, sim, incorporar certa flexibilidade em seus brand guides.
IMPACTO NOS NEGÓCIOS
MFT – Cite um case seu ou de outro player, que você tenha como referência por ter gerado resultado mensurável.
VM – Estamos fazendo uma campanha de leads para uma montadora Asiática focada em veículos elétricos e híbridos. Estamos rodando display e e-mail marketing com um CR de 6,46%, o que é muito bom quando comparado ao bench da categoria. Tudo isso porque temos expertise para buscar as audiências certas, nos lugares corretos, com a mensagem adequada.
Leia também
MMA POV: “IA não pode vivenciar cultura”, fala Bruno Poiani
MMA POV: “Arrisque. Provoque. Execute”, diz Fernando Figueiredo
ENGAJAMENTO COM O CONSUMIDOR
MFT – Que abordagem você acredita ser a mais recomendada para que os anunciantes construam relacionamentos omnicanal mais profundos com seus consumidores e quais aprendizados surgiram em suas experiências?
VM – A marca precisa de uma estratégia focada em criação de comunidade. O desafio é que vivemos a era da performance e esse tipo de construção não é mensurado diretamente por métricas de conversão. Criar comunidade é se inserir na cultura e ocupar um espaço legítimo na consideração do consumidor. A estratégia de conteúdo não pode ser centrada apenas no produto, mas nas conversas que orbitam os valores da marca. As pessoas estão nas redes em busca de informação e entretenimento. Parcerias com publishers e creators ajudam a dar relevância nos territórios onde a marca deseja se posicionar, mas isso só funciona quando há consistência e um compromisso real com as pautas levantadas. Em vez de tentar estar presente em todas as plataformas, escolha 3 canais estratégicos e atue neles de forma relevante e consistente. As demais podem funcionar como apoio e redistribuição de conteúdo. Esteja atento às conversas, saiba aproveitar tendências e mantenha o equilíbrio entre o planejamento de campanhas e a agilidade para surfar trends de conteúdo.
FUTURO DO MARKETING
MFT – Qual tendência ou tecnologia, na sua opinião, deverá redefinir a forma como os anunciantes criam valor a curto e médio prazo?
VM – Sem dúvida, as marcas precisam voltar sua atenção para como estão performando dentro dos modelos de inteligência artificial. O SEO da sua marca está sendo considerado nas interações com modelos de linguagem? Além disso, aqui na Ole Interactive também estamos muito atentos ao crescimento dos Fast Channels. Ampliamos nosso portfólio para oferecer produção de conteúdo e mídia para nossos clientes, com canais exclusivos e métricas de atenção.
PRÓXIMO PASSO
MFT – Em uma frase, que conselho você daria a quem lidera marcas hoje para manter relevância e crescimento?
VM – Escolha suas batalhas: preserve os valores inegociáveis da sua marca, mas tenha flexibilidade para adaptar o tom de voz aos diferentes contextos.