O CEO e sócio da Bullet, Fernando Figueiredo, é o primeiro convidado do novo quadro “MMA POV”, que traz líderes respondendo a 5 perguntas para mostrar o ponto de vista deles sobre Desafios do mercado, Impacto nos negócios, Engajamento com o consumidor, Futuro no Marketing e Próximo passo.
Nesse papo, Figueiredo contou que considera a velocidade um dos principais desafios do mercado e que a inteligência artificial já é o “price of entry” de qualquer marqueteiro de plantão.
Confira o MMA POV com Fernando Figueiredo, CEO e sócio da Bullet:
Desafios de mercado
Marketing Future Today – Na sua visão, qual é hoje o maior obstáculo estratégico para os anunciantes e qual o caminho para ele ser superado?
Fernando Figueiredo – Nos dias de hoje, velocidade é tudo. Mas muitos anunciantes se veem presos em processos burocráticos dentro de suas corporações. Departamento de compras, fluxos internos de decisões muitas vezes resultam em prazos muito extensos para se desenvolver uma estratégia eficiente. Os custos de produção estão cada vez mais baixos. As mídias, cada vez mais acessíveis. O modelo startup, que sugere testar em real life, deveria ser muito mais colocado em prática. Estratégia boa é a estratégia que sai do papel.
Leia também
Conheça as 21 categorias do prêmio MMA Smarties Brasil 2025
Assista aos cases vencedores do MMA Smarties Brasil 2024
Impacto nos negócios
MFT – Cite um case seu ou de outro player, que você tenha como referência por ter gerado resultado mensurável.
FF – Bauducco Cookie Dourado é um case fresco e que trouxe resultados excepcionais. Criar uma estratégia de collab com a Omelete, trazendo o Gaules para a comunicação foi um grande acerto. A parceria de Bauducco com Playstation acertou em cheio na conquista da geração Z, que antes não era diretamente impactada pela marca. Como resultado crescimentos de 2 dígitos em sell-in e sell-out, crescimento de market share, provocando reações de seus principais concorrentes. Como isso aconteceu? Estratégia integrada, velocidade nas decisões do cliente e liberdade para tomar algum tipo de risco.
Engajamento com o consumidor
MFT – Que abordagem você acredita ser a mais recomendada para que os anunciantes construam relacionamentos omnicanal mais profundos com seus consumidores e quais aprendizados surgiram em suas experiências?
FF – A jornada é real. Existe e tem que ser levada em consideração na criação de uma estratégia. Cada momento do dia do consumidor precisa de um canal específico, uma mensagem adequada e, principalmente, captar a atenção do consumidor, em um universo poluído de informações. Impactar, atrair, conquistar e converter tem uma sequência lógica que tem que ser respeitada. Veja o Mercado Livre por exemplo. Atendemos a conta há 3 anos, criando e executando e todas as mídias, com um único objetivo: engajar o consumidor em uma mensagem direta e eficiente. Perceba que cada peça tem uma linguagem específica para cada etapa da jornada do consumidor. Em uma frente de batalha de uma Black Friday, Descontaço, Dia do Consumidor, quem chama mais atenção é rei.
Futuro do marketing
MFT – Qual tendência ou tecnologia, na sua opinião, deverá redefinir a forma como os anunciantes criam valor a curto e médio prazo?
FF – Inteligência Artificial já é (não será) o “price of entry” de qualquer marqueteiro de plantão. Não adianta negar ou pregar que a máquina substituirá o homem. Não. A máquina deixará o homem mais produtivo e mais assertivo. Usamos IA em todas as etapas de nossos processos: deep dive, estratégia, criação, produção e data analytics. Aquilo que a gente demorava 1 semana, fazemos em 10 segundos. Aquilo que a gente precisava retrabalhar umas 3 vezes, acertamentos de primeira. A informação está aí para todo mundo, desde os primórdios da internet. O segredo era quem processava mais rápido. Daí veio a IA para dar uma mãozinha. Juntar conteúdo e vendas no mesmo ambiente é uma tendência que já exploramos há 3 anos. Live Shopping é um fenômeno de StorySelling®, um conceito que aplicamos todos os dias. Com a chegada do TikTok Shop, o jogo mudou e quem não entrou ainda nesta dança está perdendo tempo.
Próximo passo
MFT – Em uma frase, que conselho você daria a quem lidera marcas hoje para manter relevância e crescimento?
FF – Se a sua estratégia não te provoca borboletas no estômago está na hora de você mudar de estratégia ou de agência. Arrisque. Provoque. Execute. E se tiver medo, vai com medo mesmo.