A pesquisa Panorama Conectades, realizada pela Hibou Pesquisas & Insights a pedido da MMA Latam, mostrou que a qualificação profissional é considerada uma importante barreira para a diversidade e a inclusão social. De acordo com o estudo, entre os empresários/diretores e os colaboradores, a falta de qualificação profissional é o principal obstáculo, sendo citado por 59% dos líderes e por 40% dos empregados. Já para os consumidores, ela é a quarta mais lembrada, por 38% dos entrevistados.
“Essa diferença acontece porque o consumidor não está no processo interno das empresas. Para o consumidor final, é o entendimento do dia a dia e os problemas oriundos do seu ambiente. Para os empregadores, a percepção é a de que eles gostariam de receber tudo pronto, quando, na verdade, o agente educador poderia estar na empresa junto a profissionais que já estão mudando os comportamentos”, fala Ligia Mello, sócia e CSO da Hibou. Para a executiva, está nas mãos das lideranças, principalmente de profissionais de gestão e direção, a qualificação que eles esperam. “Eles podem ser os grandes modificadores do mercado”, diz.
Leia também
Panorama Conectades mapeia diversidade e inclusão no mundo corporativo
Panorama Conectades: a diferença está em como e quem usa a IA
Panorama Conectades: diversidade está mais no discurso que na ação
Os outros empecilhos mais apontados pelos empresários/diretores foram a discriminação (28%), o preconceito (27%) e a falta de acesso à educação (27%). Entre os colaboradores, depois da falta de qualificação profissional foram mencionados o preconceito (39%), a discriminação (36%) e a falta de acesso à educação (31%). Os consumidores citaram primeiro o preconceito (61%), seguido pela discriminação (52%) e a falta de acesso à educação (48%).
Ao serem questionados sobre como promover a diversidade e inclusão na sociedade, os 3 grupos entrevistados citaram, em primeiro lugar, a educação. A resposta foi dada por 63% dos empresários/diretores, 56% dos colaboradores e 69% dos consumidores em geral. A qualificação profissional é a segunda mais citada por empresários/diretores (60%) e colaboradores (43%) e a terceira por colaboradores em geral (41%).
A percepção da existência de treinamentos sobre diversidade e inclusão é diferente entre a liderança das empresas e seus empregados. Enquanto para 50% dos colaboradores a empresa oferece treinamentos, 38% dos empresários/diretores têm essa mesma percepção. Além disso, 28% dos empresários/diretores e 19% dos colaboradores disseram que, apesar de não ter essas ações, as empresas pretendem implementá-las.
“Essa diferença acontece porque a maioria dos colaboradores acompanha a sua rede primária dentro da operação e desconhece todos os processos da empresa. Eles possuem uma visão de túnel e a vocalização na sua área parece ser maior que a visão do empregador”, justifica a executiva.
Sobre o Panorama Conectades
Encomendada pela MMA Latam, a pesquisa Panorama Conectades foi realizada pela Hibou Pesquisas & Insights em abril de 2023. A amostra foi de 4.156 participantes, divididos em 4 grupos: 98 associados da MMA, 675 empresários/diretores, 1.372 colaboradores e 2.011 consumidores em geral.
O estudo foi dividido em 2 partes: uma quantitativa e uma qualitativa. O objetivo do Panorama Conectades é entender um pouco mais do cenário atual sobre diversidade e inclusão no ambiente corporativo.
“Buscamos conversar com públicos distintos na mesma pesquisa, incluindo gestores, colaboradores de empresas e brasileiros em geral. São olhares distintos no mesmo roteiro. Definimos os públicos considerando o ecossistema envolvido”, diz Ligia.