Como se diferenciar no mercado de conectividade B2B, que é altamente competitivo e dominado pela concorrência? A iD\TBWA apostou nos dados para ajudar a Claro Empresas a cumprir essa tarefa. A campanha “Conectadas por Satisfação” surgiu a partir da descoberta de que PMEs conectadas pela Claro Empresas eram mais bem avaliadas que as concorrentes.
A gatilho da campanha foi um insight criativo que ativou a iDx, o laboratório de inovação da iD\TBWA, que cruzou mais de 51 milhões de avaliações de 1,2 milhão de estabelecimentos no Google Meu Negócio. “Combinamos dados, tecnologia e criatividade para transformar o dataset em estratégia de comunicação. A partir daí, estruturamos uma campanha B2B2C inédita, trazendo como protagonistas, empreendedores reais que tivessem avaliações 5 estrelas no Google, reforçando a autenticidade e a proximidade com o público-alvo”, explica Sthefan Ko, Diretor Executivo de Criação da iD\TBWA.
Leia também
Vanish se junta a Abrace para combater bullying nas escolas
Grupo Boticário aproveita festa em Copacabana para promover marcas
A inteligência de dados foi aplicada a todo o funil, desde a geração de consideração até a conversão em leads qualificados. “Assim, dados foram transformados em histórias humanas, em ativações multicanais e em resultados tangíveis”, complementa.
O plano de mídia combinou alcance massivo e personalização. A inteligência da iDX orientou segmentações por CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), território e comportamento digital.
Na mídia off-line, foram veiculados filmes de 30 segundos, na TV Globo, Globo News e CNN Brasil, além de presença no programa “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, da Globo. No digital, a veiculação foi feita pelo YouTube DV360, Google DV360, UOL e Mercado Livre. A campanha ainda contou com presença nas redes sociais, como Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e Pinterest, com conteúdos nativos, como POV de clientes, bastidores do “Conexões de Sucesso” e narrativas no “Meu Negócio 5 estrelas”, e também publicidade contextual da Seedtag, videocast/podcast no Spotify, procura do Bing, vitrines e telas digitais das lojas Claro.
“Os formatos foram adaptados a cada ambiente: filmes em TV e digital, video ads segmentados por negócio e região, conteúdo social first e uso de reviews/UGC para reforçar credibilidade”, conta Ko.

Um dos grandes aprendizados destacados pelo executivo foi que a presença dos clientes reais como protagonistas trouxe a imediata identificação, autenticidade e credibilidade para a campanha, o que foi validado em pré-testes.
“Além disso, a campanha provou o valor de integrar dados e criatividade: o trabalho desenvolvido em parceria com a iDx mostrou como inteligência aplicada em grandes volumes de dados pode se transformar em um storytelling humano e em uma execução multiplataforma eficaz”, diz.
Ko também destaca a evolução da visão estratégica da Claro para um modelo B2B2C. “Ao ampliar o significado de conexão para além da tecnologia — conectando pessoas, reputações e negócios — a marca conseguiu se diferenciar em um mercado altamente estável”, completa.
Com a campanha baseada em inteligência de dados, criatividade estratégica e execução integrada, os resultados superaram os benchmarks de mercado. Houve aumento de 13% no número de pedidos, quando comparados ao ano anterior e crescimento de 53% em instalações no período da campanha, que foi de janeiro a abril de 2024.
O site recebeu 82% mais novos visitantes e houve 117% mais buscas no Google, de um ano para outro. Os vídeos apresentaram índices de tracking muito acima da média: taxa de consideração de 55% (frente à média de 30%) e prestígio de 35% (contra a média de 15%).
Além disso, o social listening verificou incremento de 14% em sentimentos positivos. 98% dos entrevistados afirmaram que “gostaram de ver” a campanha e 90% disseram que ela “mostrava algo relevante”.