Na noite desta terça-feira (17), serão conhecidos os vencedores escolhidos pelo júri do MMA Smarties Brasil 2023. A definição dos cases premiados foi feita em São Paulo, por um corpo de jurados que contou com 3 presidentes, neste ano: Thais Nicolau, diretora regional de Branding do Mercado Livre, presidiu o júri de Marketing Impact; Eduardo Picarelli, diretor sênior da Unidade de Negócios da Heineken, o de Impact Media, Tech & Growth; e Gustavo Aguiar, diretor de Marketing Integrado da Nestlé, o de Creative & Innovation Impact, representando Robson Harada, CMO da Mercado Bitcoin.
O encontro do júri do MMA Smarties Brasil 2023 foi elogiado pelos profissionais que participaram. “A interação entre os jurados foi o ponto alto dos bastidores. Discussões de alto nível, focadas em identificar o que havia de mais brilhante em cada case, mas principalmente voltadas para premiar as marcas mais empenhadas na transformação do mercado brasileiro e na intenção de gerar valor para os seus consumidores”, opinou PIcarelli.
Leia também:
Conheça os finalistas do MMA Smarties Brasil 2023
Relembre os vencedores do MMA Smarties Brasil 2022
Thais elogiou o grupo de jurados que avaliou os cases da disciplina que presidiu. “São profissionais extremamente talentosos e reconhecidos pela gestão das marcas que realizam, e tivemos muita troca de experiência e pontos de vista. Foi um prazer presidir a disciplina e poder reconhecer tantos esforços para a área no país”, disse. “Tivemos o privilégio de ter um time de jurados diverso e propositivo que se engajou em discussões ricas com diferentes pontos de vista, gerando insights importantes para a evolução do mercado”, complementou Aguiar.
A qualidade dos trabalhos apresentados foi destacada por Picarelli. “Este ano, em particular, foi muito especial. Com o objetivo de ganhar relevância perante os consumidores, as marcas têm feito um ótimo trabalho. A qualidade dos cases foi superior a de 2022 em criatividade, inovação e propósito. Me chamou muito atenção como as marcas têm elevado a régua nesses três pilares”, falou.
A variedade de marcas premiadas também foi notada pelos executivos. “A primeira coisa que me chamou a atenção é que tivemos muitas campanhas e marcas distintas sendo premiadas. Para as categorias de Impacto Social e Diversidade e Inclusão, o que me deixa extremamente feliz é o fato de que todas as campanhas reconhecidas não somente trouxeram à tona uma temática importante da sociedade, mas também foram campanhas que deixaram um legado e uma transformação positiva para sua causa”, contou Thais.
Segundo Aguiar, quando se julga a inovação nas campanhas é importante considerar que, por os usos alternativos de meios, canais e hacking ainda estarem em desenvolvimento, é preciso maior atenção e cuidado no reconhecimento e avaliação, já que os resultados e os impactos ainda não estão consolidados com indicadores tradicionais.
“Os cases deste ano mostraram uma consistência no interesse das marcas em seguir explorando camadas mais profundas do universo digital e o mundo games, mas também deixaram claro que temos oportunidades para estruturar melhor as inscrições, conectando de forma mais clara e objetiva o olhar de negócio e as soluções de comunicação utilizadas para endereçar os objetivos das campanhas. O que mais me chamou a atenção foi a escalada do protagonismo do mundo interativo e gameficado como plataforma viável de conexão com audiências de alto valor, integrando informação, educação e encantamento”, afirmou o executivo.