Aproveitar a tendência dos vídeos curtos de redes sociais pode ser essencial para as marcas, principalmente neste momento inédito em que a Black Friday acontece na mesma época em que a Copa do Mundo, pela primeira vez. Compreender essas ferramentas é primordial para o sucesso em um ambiente que será extremamente competitivo este ano.
Cada vez mais, está clara a influência que as mídias sociais têm sobre as pessoas. Consumidores de redes sociais como TikTok e Instagram admitem ter comprado um novo produto nos últimos 6 meses influenciados pelas redes. Em 2021, 133 bilhões de minutos foram gastos visualizando conteúdo de criadores, do TikTok, Shorts and Reels, segundo o AdAge.
Atualmente existem mais de 200 milhões de brasileiros e latino americanos ativos na plataforma por mês, de acordo com dados recentes do Tiktok. Esse público gasta a mesma quantidade de tempo ou até mais no TikTok do que quem assiste a uma partida de futebol. A comparação com o esporte é um bom termômetro. Primeiro porque na América Latina, tudo é comparado e observado sob as lentes do futebol. Segundo, e mais importante, porque 80% dos usuários do TikTok se interessam por futebol e 75% querem ver conteúdos produzidos por jogadores de seu time e sobre outras referências do esporte.
Em paralelo, os Shorts do Youtube permitem que os usuários publiquem vídeos de até 60 segundos e são destaques na página principal da plataforma de vídeos em seu site e aplicativo.
Por isso publicidade e promoções envolvendo a Copa do Mundo nas redes sociais durante a Black Friday serão de extrema importância para os anunciantes, assim como escolher com sabedoria o criador de conteúdo para gerar experiências genuínas aos usuários, que não se importam em consumir conteúdo de marcas, desde que sejam interessantes: 70% concordam que não há problema de as marcas tentarem maneiras diferentes de criar conteúdo. 68% dos consumidores estão dispostos a participar de ativações de anúncios durante a Copa do Mundo e Black Friday, segundo dados do Nielsen.
A Winclap, adtech em escalabilidade de aplicativo, aumentou sua equipe ao longo de 2022, e se prepara para o momento mais movimentado do ano para trazer resultados de desempenho até 30% maiores para seus anunciantes.
“Como profissionais de marketing, temos que alinhar nossas mensagens a esses interesses, da mesma forma que os criadores de conteúdo fazem. Temos que moldar nossa mensagem seguindo a cultura que vemos no TikTok, Reels e Shorts e outras plataformas de vídeos curtos. Isso significa que precisamos adotar a mentalidade de como as pessoas falam sobre moda e beleza, finanças, jogos, comida, viagens, notícias e entretenimento, maternidade, bem-estar, música etc.”, diz Leandro Santos, head do Creative Studio da Winclap no Brasil.