“Don’t make ads, make TikToks”. O lema do TikTok para se referir ao processo de apresentar marcas de formas não intrusivas dentro da plataforma, foi detalhado por Yuri Mussoly, head de criação do TikTok e Victor Ambrósio, estrategista criativo do TikTok em um dos painéis do “Walk the Tok”, primeiro evento do TikTok sobre a Black Friday. Nele, foram apresentadas referências de marcas como C&A, Gucci, Magazine Luiza e Puma sobre o que pode ser interessante feito pelas marcas na plataforma sem repetir a interrupção da publicidade tradicional.
De acordo com Yuri Mussoly, publicidade relevante é aquela que, muitas vezes, a pessoa nem percebe que é publicidade, de tão relevante e natural que ela se torna. “O nosso lema de não fazer publicidade é sobre isso. As pessoas gastam tempo e dinheiro naquilo que gostam e é preciso se colocar no sapato do outro”, explicou. Já Victor Ambrósio reforçou que para fazerem coisas legais dentro do TikTok precisam olhar para os próprios criadores como referência. “É parar e pensar como transformar uma ideia em entretenimento, em uma trend ou em algo realmente divertido”, explica.
– Assista outros painéis no www.walkthetok.com.br
Ainda segundo Ambrósio, essa preocupação é necessária sob o aspecto do que pode ser legal para a comunidade. “No fim do dia, todo mundo está no TikTok para se divertir e quando você for desenvolver uma estratégia para a plataforma pense nisso”, afirmou colocando em perspectiva o conceito de “Community commerce”. “Nada mais é do que o e-commerce com o criador de conteúdo no centro da ideia e suportado pela comunidade que é capaz de fazer qualquer conteúdo se transformar em um hit e viralizar de forma muito poderosa”, explica Ambrósio.
Yuri reforça que, com as pessoas passando mais tempo em casa, e o boom das compras digitais, essa relação de marcas e conteúdo precisa ser repensada. “O que muda não é o que, mas como a gente faz para o TikTok e isso só funciona quando damos protagonismo para os criadores. Criando igual, não de cima para baixo, é literalmente descer para o play”, afirma. “No final das contas, publicidade é sobre entender o que as pessoas gostam e entrar neste contexto sendo relevante e, acima de tudo, legal”, conclui a criativa.
Acesse www.walkthetok.com.br para acompanhar outros painéis. Nos próximos dias, o Marketing Future Today publicará outros insights do evento.