Um crescimento sustentável com o envolvimento dos grandes players do mercado é o objetivo principal da MMA Latam para 2023. “O desafio é a gente continuar uma conversa relevante porque, ao longo do tempo, você manter a constância é muito mais importante do que ter lampejos de crescimento. A gente gosta de um crescimento sustentável, mantendo as pessoas próximas das nossas conversas”, diz Fabiano Destri Lobo, diretor-geral da MMA América Latina.
Para a MMA Latam, 2022 foi um ano que superou as expectativas no objetivo de aumentar ainda mais a discussão em torno das tendências do marketing, usando inovação e tecnologia.
“No Brasil, a quantidade de conversas que a gente conseguiu amplificar ao longo de 2022 foi algo que ultrapassou todas as previsões. Nossos eventos tiveram uma relevância muito grande no mercado. Não só pela quantidade e qualidade de pessoas que a gente conseguiu trazer, mas também pelas questões relacionadas à diversidade, à equidade e à inclusão e à escuta ativa do mercado em relação ao que realmente está fazendo diferença, as tendências, as boas práticas, os casos de sucesso que estão gerando verdadeiro Impacto de negócios que, no final no dia, é o nosso objetivo principal”, afirma o executivo.
Segundo Lobo, foram mais de 50 episódios de podcast em português, além de uma quantidade considerável de entrevistas com executivos de marketing e diretores de adtechs e martechs.
Um dos destaques do ano foi a criação de uma plataforma de diversidade e inclusão, a Conectades. “Fizemos um evento pocket super bem sucedido com um dos nossos parceiros. Para 2023, a gente vai amplificar ainda mais e dobrar ou triplicar a nossa aposta nessa série de conversas da nossa plataforma de diversidade e inclusão”, explica o executivo.
A Conectades promoveu conversas com lideranças como Celso Athayde, fundador da CUFA e CEO da Favela Holding; Danielle Torres, sócia da KPMG no Brasil; Nohoa Arcanjo, fundadora da Creators; e Ricardo Silvestre, fundador da Black Influence, que viraram podcasts.
Todo esse material pode ser acessado no Marketing Future Today, o braço de conteúdo da MMA Latam, que foi de grande destaque em 2022. “Eu acho que o mais importante de a gente ter construído e disseminado esse conteúdo foi ter amplificado esse conhecimento dos mais de 31 mil profissionais que fazem parte desse nosso clube e perceber como esse conhecimento consegue ganhar relevância dentro das empresas que fazem parte do nosso grupo, através dos in-companies ou das trilhas exclusivas que a gente desenvolve para essas empresas e isso realmente gera um ciclo positivo de impacto nos negócios”, fala.
Lobo destaca ainda que 2022 foi um ano chave para atrair lideranças para fazer parte do board. “A gente está fechando o ano com uma celebração com essas lideranças: grandes CMO e CEO de empresas de adtechs e martechs, lideranças diversas tanto de anunciantes como de agências, ou seja, uma boa representatividade do nosso grupo e também o lançamento de nossa temporada de 2023”, conta.
Para 2023, um dos desafios é aumentar o Impact Brasil, transformando o evento no maior festival de marketing, inovação e tecnologia do Brasil. “Esperamos mais de 5 mil pessoas, nos dias 11 e 12 de abril”, afirma. O executivo também vê possibilidade de crescimento da plataforma de premiação e celebração de criatividade efetiva, os Smarties.
“A meta para o próximo ano é dar continuidade à nossa conversa de diversidade, equidade e inclusão e à transformação desse mercado por meio das tecnologias e verticais inovadoras, como por exemplo, toda a parte de retail media, games e e-sports, CCTV e todos esses shining new objects de web3 e metaverso. A gente vai seguir essa conversa nessa direção trazendo cada vez mais casos de sucesso efetivos e, muito mais importante, o aprendizado por trás desses casos, que é o motivo pelo qual a gente desenvolve todo esse conteúdo e todos os eventos, as pesquisas, os playbooks”, finaliza.