Skip to content Skip to footer

Marcas se preparam para a Black Friday, o que bombou em 2020?

A pouco mais de três meses da Black Friday, as marcas que investem no período já estão a todo vapor. A esta altura, os planejamentos de investimento e estratégia já estão praticamente definidos. Mas é importante considerar que, a pandemia ainda causará reflexos nas promoções deste ano, porém, já com um cenário muito mais positivo do que o ano passado.

“Report da Comscore, desenvolvido por Bianca Scatamburlo e Nara Campos, mostra o comportamento das marcas na Black Friday de 2020 às vésperas da temporada de 2021″

A Comscore desenvolveu um mapeamento do que foi destaque na edição do ano passado e que, de certa forma, dão alguns indicadores do que pode ser importante na edição deste ano. O relatório, assinado por Bianca Scatamburlo e Nara Campos, ambas da Comscore, destaca, por exemplo que Eletroeletrônicos, Roupas e acessórios foram as principais subcategorias com maior engajamento.

Marcas se prepararam para a Black Friday 2021

A Black Friday de 2020 também foi marcada pela antecipação dos descontos por parte dos varejistas e uma aceleração das compras durante a semana que antecedeu a última sexta-feira do mês de novembro.

Os gráficos abaixo dão uma ideia na mudança de comportamento das marcas de 2019 para 2020. A linha de tendência mensura o total de ações que o total da categoria de Varejo recebeu ao longo do mês de novembro.

As principais marcas de varejo nas redes sociais geraram mais de 1,4 milhões de ações em engajamento no dia da Black Friday, esse resultado é 6% maior do que 2019. O Instagram foi a rede social que levou o maior share de ações (78%), seguido pelo Facebook (16%) e Twitter (6%). Comparado com 2019, o Instagram cresceu 13% em engajamento. A razão para esse crescimento se dá porque as marcas dedicaram-se mais as postagens no Instagram, que apesar de não concentrar a maior parte de sua audiência (23%) é a rede que garante maior share de Interações.

Tendo em mente que a antecipação de algumas promoções durante a semana da Black Friday ganhou mais relevância esse ano é interessante notar a performance de engajamento das marcas na semana que antecede a Black Friday e no dia da Black Friday (27). Por exemplo, BAW que é uma marca de vestuário, das 122 mil ações ao longo da semana, 93,2 mil foram conquistadas no dia da Black Friday. Como estratégia para atrair seus consumidores, publicou posts com dois influenciadores conhecidos como Whinderson Nunes e Maisa e promoções de 80% de desconto. Já grandes varejistas como Casas Bahia, Havan, Pontofrio.com entre outros, trabalharam seus posts e consequentemente suas estratégias de engajamento ao longo da semana.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]