Skip to content Skip to footer

“Estamos somando inteligências e não as substituindo”, fala Catarina Papa

A cofundadora da Rito.cc, Catarina Papa, destaca a importância do papel do humano nessa nova realidade da comunicação, com o uso da inteligência artificial no marketing. “Primeiramente, é importante pensar que estamos somando inteligências e não as substituindo. E lembrando que são três inteligências: a humana, a tecnológica e a social, que tanto nos ensina sobre vieses, pluralidade de visões e cultura. Investir na educação e na intersecção dessas três inteligências será diferencial para todo time de trabalho. Afinal, em toda empresa, a gente tem uma inteligência humana e um corpo cultural social inteligente que já entrega o diferencial daquele grupo para o mercado. O mais importante aqui será investir em conhecimento para trabalhar com IA e fazer um convite elegante de simbiose entre essas inteligências. Quanto mais desenvolvemos a IA, mais precisamos desenvolver a inteligência emocional e humana”, opina. 

De acordo com a executiva, ao falar dos impactos da IA no trabalho e de como lidar com o receio de o profissional ficar defasado em um curto período de tempo, é preciso levantar outra questão. “Será que esse é o principal ponto quando pensamos em criativo versus produtivo? Em nossos estudos, separamos dois tipos de situações de trabalho para especular cenários possíveis: as produções criativas e as rotinas e tarefas diárias. No primeiro caso, acreditamos que os profissionais precisam olhar para esse movimento como um convite muito bonito, que é o de receber uma nova linguagem de comunicação e ferramentas de trabalho. Nas tarefas e rotinas, o impacto para os profissionais também pode ser positivo, desde que acolhido e estruturado assim pelas empresas”, fala. 

A entrevista com Catarina Papa faz parte do playbook Marketing Future Trends 2024, disponível em pdf e em áudio, com insights de líderes de marketing e inovação sobre as tendências que devem se concretizar em 2024, principalmente envolvendo Inteligência Artificial.

A Rito, empresa cofundada por Catarina, é uma produtora de experiência imersiva que usa arte, tecnologia, design e futurismo para inspirar transformações culturais em pessoas e organizações. Entre os trabalhos desenvolvidos pela empresa está o Instagram Futuro da Mídia , um canal de divulgação de conhecimentos de vanguarda da mídia. 

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]