Com a popularização da Inteligência Artificial Generativa surgiram debates sobre questões éticas e de direitos autorais que envolvem as novas obras. Para garantir que todo o novo conteúdo gerado em seu banco de imagens pela IA seja licenciado, a Shutterstock criou um guia que direciona o uso responsável da tecnologia. Nesta entrevista, Mauro Guedes, Gerente Geral para América Latina da Shutterstock, conta como a empresa cuida para manter seus valores. “Todos os modelos de IA construídos eticamente devem ser treinados em dados licenciados”, diz.
Confira a seguir a íntegra da entrevista com Mauro Guedes, Gerente Geral para América Latina da Shutterstock:
Marketing Future Today – A Shutterstock preza pela segurança, ética, facilidade e praticidade na geração de conteúdo por inteligência artificial. Como garantir que esses valores sejam observados no dia a dia?
Mauro Guedes – No ano passado, a Shutterstock apresentou o TRUST, nosso framework-guia que incorpora nossos valores e nosso compromisso com o uso responsável da IA em nossos produtos e processos de trabalho. Numa área não regulamentada e em rápida evolução, esta estrutura também pode servir como um checklist voltado para ações concretas, para empresas que estão experimentando tecnologias baseadas em IA e reitera os princípios operacionais centrados no contribuidor da Shutterstock (chamamos de contribuidor o artista que disponibiliza seu conteúdo em nossa plataforma). Incentivamos as marcas que estão iniciando suas jornadas de IA a usar nosso TRUST como modelo para garantir que suas ferramentas de processos com IA cumpram esses princípios.
Leia também
De que adianta tanta tecnologia, se o resultado é pasteurizado?
“Daqui para um ano, será a hora da massificação da IA”, diz Marco Stefanini
MFT – A questão da ética na IA é pouco debatida a seu ver? As pessoas estão se preocupando com os direitos autorais dos dados que “ensinam” para a IA?
MG – Assim como qualquer tecnologia nova, junto com o entusiasmo da inovação, aparecem os receios. Há uma boa parcela de céticos quando se trata de tecnologia de IA generativa, que fazem perguntas pertinentes sobre os dados com os quais as ferramentas de IA são treinadas e pedem sua regulamentação. O licenciamento e os direitos autorais são um fator importante – todos os modelos de IA construídos eticamente devem ser treinados em dados licenciados. Respeitar os direitos de propriedade intelectual dos artistas é fundamental para os negócios da Shutterstock como líder mundial em licenciamento de conteúdo. Isso inclui garantir que nossos modelos de IA sejam treinados apenas com conteúdo devidamente licenciado e requerer que nossos parceiros de IA mantenham o mesmo padrão. A Shutterstock toma medidas cuidadosas para garantir os direitos de licenciamento do conteúdo na sua plataforma e que o conteúdo esteja em conformidade com os nossos padrões. Além disso, os contribuidores têm a opção de dar opt-out das negociações de dados, respeitando sua autonomia e suas preferências. No entanto, até o momento, apenas cerca de 1% dos contribuidores da plataforma Shutterstock tomaram essa decisão.
MFT – Uma das tendências observadas entre as imagens geradas na Shutterstock para este ano foi o anime. Como a publicidade está aproveitando esse tema?
MG – Sim, o anime esteve no Top 10 de prompts do gerador de imagens por IA da Shutterstock todos os meses, desde fevereiro de 2023, quando ele foi lançado. Parece que essa estética com origens no Japão está inspirando designers de todo o mundo a criar imagens geradas por IA. É uma das influências mais importantes no universo fashion contemporâneo, com alto impacto na moda jovem, sendo adotado por marcas de alta costura como Jimmy Choo e Maje. Cabelos coloridos, roupas extravagantes e acessórios chamativos são apenas algumas das características que tornam os personagens icônicos e influenciaram comunidades jovens ao redor do mundo. Os designs únicos dos personagens, as cores vibrantes e os temas futuristas estão sendo incorporados às coleções e às lojas ao longo dos anos. E com a IA, a tendência pode expandir horizontes.
MFT – Como parcerias com outras empresas, como Nvidia, melhora a experiência do cliente da Shutterstock?
MG – Continuaremos a assistir ao desenvolvimento de diferentes modelos de IA Generativa, como o que lançaremos muito em breve em parceria com a NVIDIA: uma plataforma de conteúdo 3D generativo que irá revolucionar a forma como o conteúdo digital é criado. Hoje a criação de conteúdo 3D está concentrada nas mãos de especialistas e, com o 3D generativo, isso será mais acessível a todos os criativos e profissionais de marketing. Essa plataforma permitirá que experiências imersivas sejam mais envolventes, criando uma conexão mais próxima entre marcas e públicos.
MFT – Quais ferramentas estão sendo lançadas este ano?
MG – Estamos sempre preparando algo inovador no nosso pipeline de produtos da Shutterstock. Recentemente, lançamos ferramentas criativas baseadas em IA que permitem aos usuários modificar e personalizar imagens do nosso acervo stock, seja removendo o fundo, substituindo objetos ou dando zoom out para criar mais espaço ao redor da imagem. Até termos mais novidades que possam ser divulgadas, convidamos todos a aproveitar ao máximo nosso conteúdo existente, as ferramentas criativas de IA e o gerador de imagens de IA.