O tema do terceiro episódio da série “E agora, Publicidade?, by Teads” é “Segurança Psicológica Aplicada aos Negócios”. Patricia Ansarah, Head do Instituto Internacional em Segurança Psicológica, e Edmar Bulla, CEO e Founder do Grupo Croma, falam sobre as consequências, inclusive financeiras, de um ambiente em que os colaboradores não se sentem à vontade para expressar sua identidade. “Hoje a gente tem um recorte que diz que o mercado publicitário está trabalhando com 30% da capacidade criativa das pessoas porque as outras se sentem silenciadas, já que estão com medo de errar, de falar”, conta Patrícia.
Ouça o episódio #3 da série “E Agora, Publicidade, by Teads”
De acordo com a executiva, um ambiente em que o colaborador se sinta acolhido é essencial para aproveitar o potencial da força de trabalho. “Não vai caber só à liderança fazer. A segurança psicológica só vai acontecer se for um projeto de time. Se um cuidar do outro e se todo mundo, quando estiver junto, se blindar, compactuar com a mesma crença de que a gente vai poder falar, vai se policiar, tem acordos de respeito aqui”, explica.
Assista à série “E Agora, Publicidade?” completa no YouTube
Os profissionais de C-Level são os que estão mais pressionados nas organizações e é preciso dar atenção a esse problema para garantir a longevidade da empresa. “As companhias possuem a alta gestão, a média gestão e a massa do que a gente chama de colaboradores. Essa gestão intermediária é pressionada de cima por resultado financeiro e pressionada de baixo muito por gerações mais novas que buscam por identidade, buscam por realização mais imediata. Essa média gestão está ensanduichada. De baixo vem a pressão por humanidade, reconhecimento… o grande papel aqui é gerenciar pessoas. Só que de cima, ele recebe pressão por resultados. Essa galera de cima não está muito ligada no resultado humano”, opina Gulla.
Leia também
Sustentabilidade é uma decisão de negócio e urgente
Papel do jornalismo contra fake news abre podcast “E Agora, Publicidade?”
Com mediação de João Faria, jornalista e criador do conteúdo Marcas & Consumidores (Rádio Eldorado/Estadão), a série, em pareceria com a MMA Latam, tem o propósito de promover o debate e inspirar reflexões essenciais para uma atuação cada vez mais engajada e responsável de profissionais de marketing e publicidade.