Não há dúvidas de que a internet mudou a vida dos seres humanos e, da mesma forma que ela traz muitos benefícios, a rede mundial de computadores também pode causar problemas. Para debater como construir uma rede melhor, olhando para a segurança dos usuários e o equilíbrio necessário, o Pinterest e a MMA Latam lançam uma série especial em áudio e vídeo sobre internet e bem-estar. O primeiro episódio vai ao ar nesta terça-feira (17).
“É um assunto que precisa ser debatido porque impacta todos nós. Não só nós da comunicação e não só profissionalmente, mas pessoalmente também. Quem não tem uma criança em casa e está preocupado com como a nova geração está se engajando na web? Quem não se vê preso no celular todos os dias, além do que gostaria? No meu ponto de vista, tem responsabilidades em todos os stakeholders do ecossistema”, explica André Loureiro, diretor-executivo do Pinterest, que participou de todos os episódios.
Leia também:
Saúde Mental como fator de inclusão, com Tatiane Pimenta
MMA Impact Brasil 2023: “o sistema não nos enxerga como profissionais”, diz Vítor Dicastro
“Muito além de discutir tecnologia e inovação, as premissas da MMA Latam também passam por construir um ambiente saudável para receber os investimentos do marketing. E as marcas, assim como agências e plataformas, estão juntas nesse desafio. Para nós, é muito importante ter um parceiro como o Pinterest liderando essa agenda e engajando nossa comunidade na discussão sobre mundo digital e bem-estar”, diz Fabiano Destri Lobo, Diretor Geral da MMA Latam.
Cada um dos 4 episódios da série sobre internet e bem-estar tem um convidado diferente para debater o assunto sob vários pontos de vista.
Confira um resumo do que foi conversado em cada um deles:
Pinterest | #01 | Inteligência artificial e bem-estar
O professor Ricardo Cavallini, da Singularity University, lembra que todo exagero é ruim e que existe a necessidade de as empresas olharem a longo prazo, indo além de apenas fazer o que está dentro da lei, para criar um ambiente saudável na internet e nas redes sociais.
Loureiro destaca o papel das plataformas, como Pinterest, que precisam otimizar os algoritmos para que os usuários engajem, sim, mas de maneira positiva e não em conteúdos prejudiciais.
Pinterest | #02 | Agências e saúde mental
A cofundadora e CEO do WPP Media Services Carolina Buzetto mostra os esforços em direção à essa construção da internet positiva, a partir do ponto de vista das agências.
A profissional conta que a tecnologia é essencial para ajudar a conectar as marcas a plataformas onde elas podem e querem aparecer, mas é um desafio se manter sempre atualizado, com plataformas novas e algoritmos que mudam o tempo todo.
Pinterest | #03 | Marcas e a internet positiva
Gustavo Aguiar, Diretor de Marketing Integrado da Nestlé Brasil, destaca a corresponsabilidade de todos os participantes do ecossistema em criar uma internet positiva e defende que não faz sentido uma empresa de nutrição, saúde e bem-estar contribuir com o desconforto do usuário.
A conversa entre os executivos da Nestlé e do Pinterest mostra que, mais do que uma narrativa sobre um ambiente digital saudável, é uma construção de um espaço sustentável para a comunicação.
Pinterest | #04 | Anunciantes e o ambiente digital saudável
Ana Paula Duarte, diretora de Mídia da Unilever Brasil, fala sobre a preocupação da companhia em promover o bem-estar e que isso está ligado ao movimento de Beleza Positiva, com ações em todas as marcas da empresa, como tirar a palavra “normal” das embalagens e evitar os estereótipos nas campanhas.
Loureiro explica a busca do Pinterest para trazer representatividade à plataforma, usando a tecnologia para fazer os filtros ideais para cada usuário se sentir representado.
O podcast pode ser acessado pelo MFT e pelos principais agregadores de áudio.