Skip to content Skip to footer

Metamobilidade, imersão, marcas e consumo by Logan

    Nas últimas duas décadas, eu acompanhei a transformação vivida pelo marketing e pela publicidade – da promessa à revolução do mobile, passando pelas possibilidades cada vez mais ricas da integração multicanal. Os tempos mudam, as tecnologias evoluem e novos conceitos, oportunidades e desafios se apresentam à nossa porta. Não é diferente com a metamobilidade.

    O termo, que vem sendo trabalhado pelos nossos parceiros da Logan nos eventos e conteúdos da MMA Latam, nos remete à premissa da multicanalidade – ou o tão famigerado phygital -, mas com novas possibilidades, tecnologias e diante de um contexto em que, definitivamente, o consumidor está mais do que preparado. A conectividade e os hábitos de consumo cada vez mais digitais nos ajudam a entender que metamobilidade, muito mais que uma buzzword, é a definição da grande transformação do marketing.

    Como bem escreveu nosso querido Cesco, no manifesto que abre esse playbook, “o mobile marketing engoliu o marketing digital, tornou-se o nosso principal meio de contato e interação com o mundo que nos rodeia, ao mesmo tempo que, em termos publicitários, é o principal núcleo tecnológico a partir do qual podemos medir, segmentar e personalizar todas as fases da nossa jornada diária”. Concordo integralmente com ele e ainda reforço que nunca vivemos uma fase tão interessante e cheia de oportunidades para o marketing, apesar de, claro, trazer também muitos desafios.

    O objetivo de mais esse playbook é esse: ajudá-lo, caro colega de marketing, negócios e inovação, a navegar nesse novo mundo, aprendendo com os cases, entendendo com a teoria e, principalmente, trocando com pares e marcas que vivem momentos e contextos muito parecidos. Aproveitem esse material feito com muito carinho e dedicação pela área de conteúdo e conhecimento da MMA Latam em parceria com a Logan.

    Viva a metamobilidade!

    Fabiano Lobo
    Diretor-geral da MMA Latam

    Sign Up to Our Newsletter

    Ritatis et quasi architecto beat

    [yikes-mailchimp form="1"]