Ran Avrahamy, CMO da AppsFlyer, fala sobre o papel do mobile nas estratégias de marketing e nas novas dinâmicas do consumidor.
Qual o impacto do avanço do mobile como opção de consumo e engajamento na dinâmica do marketing?
A pandemia resultou em mais tempo em casa e, por alguns, mais tempo sozinho. Isso fez com que pessoas em todo o mundo usassem seus dispositivos móveis para uma ampla variedade de necessidades emocionais (jogos, fitness, redes sociais, streaming, compras) e funcionais (finanças, negócios, entrega de comida e, mais uma vez, compras). Até mesmo pessoas que não eram necessariamente heavy user de dispositivos móveis agora são. Temos visto um aumento constante na adoção de dispositivos móveis e digitais nos últimos anos, e a Covid-19 certamente acelerou essas tendências. Entre outros, a maior adoção de aplicativos móveis deixou muito claro para as marcas que esse canal deve estar na vanguarda de sua presença.
Baixe o report completo: “Dados e privacidade, a nova era das marcas no mobile”
A pandemia acelerou a escala e a importância dos dispositivos móveis na estrutura de marketing. Quais são as melhores oportunidades para as marcas no cenário dos dispositivos móveis?
A pandemia forçou todos nós a repensarmos nossas estratégias de marketing e voltar ao básico. Embora seja desafiador, esta também é uma oportunidade incrível de ser criativo com orçamentos e recursos e aproveitar ao máximo o que você já tem. As marcas precisam se concentrar no aperfeiçoamento de seus produtos e na experiência de integração para seus clientes, e os profissionais de marketing precisam se certificar de que estão aproveitando seus ativos mais importantes: mídia própria, site, mídia social e base de clientes fiéis. Muito pode ser feito com isso com pouco ou nenhum custo.
Como você vê o futuro do marketing mobile para as marcas?
Para atrair e reter clientes fiéis, as marcas devem garantir que criem jornadas significativas para seus usuários, ao mesmo tempo que fornecem valor desde o primeiro passo. A competição é acirrada e os consumidores não toleram uma experiência abaixo da média. Se você não fornecer o valor de que eles precisam, eles encontrarão um concorrente que o fará.
Quais são as tendências e tecnologias móveis promissoras que você considera essenciais para as marcas no futuro próximo?
A ascensão do digital e do celular durante a pandemia certamente continuará sendo uma oportunidade econômica para as marcas que pensam o mobile. Mesmo quando esperamos que estejamos nos aproximando do fim desta crise global, a aceleração digital não vai desacelerar. Muitas marcas usaram esse tempo para intensificar sua estratégia e a barra está oficialmente elevada. Marcas que usarão esse salto para fornecer valor excepcional e vão além para encantar seus clientes chegarão ao topo. Além das condições econômicas, a crescente conscientização sobre as regulamentações relacionadas à privacidade do usuário continuará a moldar a inovação e o crescimento, à medida que as marcas se adaptam para manter a experiência do usuário final e, ao mesmo tempo, garantir que mantenham as mais altas medidas de privacidade.