Skip to content Skip to footer

Mercado Ads apresenta insights com hábitos e tendências de consumo

O e-commerce já virou rotina na vida dos brasileiros. É o que aponta o levantamento do Relatório de Tendências: Mercado Ads, realizado por meio dos dados de buscas e compras dos consumidores do Mercado Livre, companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina. 

Além dos dados, o relatório destaca insights baseados nos hábitos de consumo dos compradores ao longo do ano passado, resultando em um material estratégico para marcas, agências e vendedores projetarem estratégias para 2022, ao identificar e antecipar possíveis demandas.  

As informações coletadas da plataforma do Mercado Livre comprovam o enorme potencial de crescimento das marcas ao utilizar os dados na hora de decidir os investimentos em publicidade digital. Dados do 3ª trimestre de 2021, apontaram para 78 milhões de usuários únicos e mais de 260 milhões de itens vendidos em 2021, como mostra o infográfico. Já o fechamento de 2021, divulgado no final de março deste ano, apontou que ano contra ano, em 2021 foram 82,2 milhões de usuários, 11% a mais que em 2020, e 287,9 milhões de itens vendidos, um crescimento de 25,5% em relação a 2020. 

Isso representou uma média de 520 visitas por segundo, com 335 milhões de anúncios registrados, 1 bilhão de impressões de Product Ads por dia, 1 milhão de cliques diários e 94% de eficácia no reconhecimento da marca acima da média da indústria online. 

“O desempenho do e-commerce em 2021 foi conclusivo para confirmar que essa consolidação não tem volta. O comércio eletrônico revolucionou não só a forma de comprar e vender, mas também a publicidade digital. Hoje, o Mercado Livre é um dos meios de comunicação mais importantes da América Latina. Tornando-se um caminho natural para o consumidor fazer pesquisas de intenção de compra, e, portanto, um espaço essencial para as estratégias de marketing das empresas. Além do alcance, nos diferenciamos pelos dados de comportamento do consumidor e o perfil de usuário com mentalidade de compra”, explica Fabiana Manfredi, Diretora Sênior de Mercado Ads.

Marcados por um momento em que as pessoas aproveitam cada vez mais os benefícios da digitalização para realizar tarefas domésticas, a categoria de Supermercados registrou um aumento de mais de 370% em vendas, comprovando o novo hábito de consumo marcado pela busca por conveniência. Por sua vez, as vendas de Casa, Móveis e Decoração cresceram mais de 63%, e foram registradas mais de 1.100 buscas por hora por assistentes pessoais. No fim de 2021, com a redução das restrições da pandemia, a venda de roupas disparou e o tênis foi o item mais buscado, com cerca de 548 buscas por minuto.

O relatório de tendências também permite conhecer o público e sua constante evolução. Atualmente, mais de 25% dos compradores online são da Geração Z (menos de 24 anos), enquanto os usuários que mais compram são os Millennials (25 a 40 anos) e o grupo que mais cresce é a geração X (41 a 56 anos).

Outro dado aponta que 8 em cada 10 termos mais pesquisados no Mercado Livre são genéricos: celular, notebook, fone bluetooth, tênis feminino, geladeira e bicicleta são alguns dos exemplos que compõem o top 10 de 2021. 

“Isso é uma oportunidade única para marcas promoverem seus produtos em toda a jornada do consumidor. Podemos otimizar os resultados de acordo com a estratégia de campanha escolhida e acompanhar o usuário desde a fase de conhecimento até a compra final” detalha Fabiana.

Para acessar os principais insights, conhecer os hábitos do consumidor e todas as tendências do setor baixe o relatório completo. 

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]