Em um dos painéis do SAP NOW Brasil 2021, que ocorre de 13 a 14 de setembro de forma 100% digital, o tema foi empreendedorismo. Nele, Rui Botelho, COO da SAP Brasil, Marcelo Noll, fundador da Labi Exames e Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, destacaram os desafios para empreender em um contexto de intensa transformação. Para Geraldo Rufino, sua maior inspiração veio de casa: a mãe, e empreendedorismo para ele foi a possibilidade de colocar comida dentro de casa.
Em mais um painel do SAP NOW 2021, Geraldo Rufino, da JR Diesel, Marcelo Noll, fundador da Labi Exames e Rui Botelho, COO da SAP Brasil falaram sobre a essência do empreendedorismo. Rufino destacou, inclusive, um olhar positivo do papel da tecnologia para empreendedores
Tecnologia como elemento de transformação
“Há mais de dez anos, nossa empresa, que na época era uma recicladora de ônibus e caminhões, entendeu a importância de olhar para a tecnologia. Começamos a contratar tecnologia de ponta para uma empresa que, em tese, era um desmanche. E desenvolvemos outra relação com a tecnologia. No nosso caso, ela trouxe mais possibilidades e multiplicou oportunidades gerando muitos empregos. Eu não tenha essa visão negativa que robôs e tecnologias vão substituir pessoas. Ao contrário, esse país está em construção e a tecnologia é um gerador importante de empregos”, diz Rufino.
Empreendedorismo é comportamento e atitude
“Mais do que sócios, meu objetivo foi formar time de empreendedores. Eu contratava as pessoas olhando no olho de cada uma. Entendendo até onde elas queriam ir. E com isso, montei um time de empreendedores que cuidaram da empresa. Com isso, preparei para que eles tivessem acesso e cuidassem daquilo como delas. O que me deu oportunidade para me reciclar e buscar novas coisas. Por isso, eu sempre digo que empreendedorismo é comportamento e atitude”, diz Rufino.
Leia também: Adriana Aroulho, da SAP Brasil: “toda empresa é uma plataforma de tecnologia”
Agente de transformação
“Reforço que empreendedorismo é além do CNPJ e ele transforma a trajetória de qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Por isso, a visão de empreendedorismo é sobre ter atitude, olhar de responsabilidade e uma visão de somar e conectar as coisas a favor de um propósito muito claro. E lembrando, mais uma vez, que a tecnologia é um agente importante para que esse processo faça sentido”, diz Rufino.