A Kenvue é empresa que nasceu da divisão de consumo da Johnson & Johnson, evoluindo para uma operação independente. O movimento tem como objetivo trazer mais agilidade e foco para a empresa. Nesta entrevista, a vice-presidente de Marketing Brasil e CCX Latam de Kenvue, Daniella Brissac, conta mais sobre as alterações que esse processo trouxe.
Marketing Future Today – O que muda na prática com a divisão de consumo se tornando uma empresa independente?
Daniella Brissac – A transformação da divisão de consumo em uma empresa independente, Kenvue, é uma passagem marcante em nossa jornada. Este é um movimento ousado, porém muito pensado e estratégico que nos confere mais agilidade e foco no que fazemos de melhor, permitindo que atendamos com maior precisão às necessidades de nossos consumidores. A independência nos possibilita direcionar estratégias mais específicas e dedicadas, impulsionando nosso crescimento e capacidade de inovação. Na prática, entre outros fatores, destacaria também o menor tempo de resposta que passamos a ter em nossas tomadas de decisões diárias, seja no relacionamento com nossos clientes e fornecedores, na conexão com nossos consumidores, na inovação de nossas marcas-chave e no entendimento do comportamento de consumo.
Leia também
Relembre os vencedores do MMA Smarties Brasil 2022
Conheça os finalistas do MMA Smarties Brasil 2023
MFT – Qual maior desafio de criar uma marca a partir de outra já consolidada como a Johnson & Johnson?
DB – Certamente, criar uma marca a partir de outra já consolidada, como a Johnson & Johnson, é uma empreitada estimulante. O maior desafio reside em manter o equilíbrio entre honrar o legado e a confiança construídos pela marca-mãe, enquanto introduzimos uma identidade própria e diferenciada para a Kenvue. Estamos comprometidos em preservar os pilares da ciência, da inovação e do cuidado, que sempre nos guiaram, ao mesmo tempo que trilhamos novos caminhos em busca de excelência e inovação. Nossos consumidores podem seguir com a tranquilidade que sempre tiveram em relação aos nossos produtos.
MFT – Como essa mudança será comunicada ao público em geral? O consumidor final sentirá alguma mudança?
DB – Continuaremos a construir relações sólidas com nossos consumidores, compartilhando nossa visão e comprometimento por meio de campanhas, parcerias e iniciativas voltadas para os valores que nos movem. Nossas marcas icônicas como Tylenol, Listerine, Johnson’s e Neutrogena têm um papel extremamente relevante neste processo. Afinal, é por meio delas, que as pessoas continuarão em contato com a nossa empresa e com os pilares que nos são tão importantes.
MFT – Um dos produtos mais icônicos da marca é o xampu Johnson’s Baby. Haverá alguma mudança nesse produto especificamente?
DB – Essa é uma marca extremamente relevante em nossa história e assim continuará sendo para Kenvue. Johnson’s inaugurou a categoria de produtos infantis no Brasil há 125 anos. A marca oferece uma linha completa de produtos que reforçam o vínculo natural dos bebês com mães, pais e cuidadores, construindo uma forte relação de confiança com seus consumidores e símbolo de credibilidade para diversas gerações. Com Kenvue, seguiremos investindo constantemente em estudos científicos, pesquisas e novas tecnologias para identificar e revalidar os melhores ingredientes para cada formulação e evoluir constantemente para entender profundamente as necessidades de cada criança, desde o primeiro dia de vida. Nossa promessa é aprimorar ainda mais a experiência dos consumidores, sempre mantendo a qualidade e os padrões que tornaram esses produtos tão confiáveis. Qualquer evolução que ocorra será para agregar ainda mais valor à rotina de cuidado e bem-estar das famílias.
MFT – Quais as expectativas da Kenvue para o Brasil em 2023?
DB – Para 2023, temos uma visão ambiciosa para a Kenvue no Brasil. Nossa estratégia direcionada visa fortalecer ainda mais nosso papel de referência em autocuidado, saúde da pele e saúde essencial. Estamos comprometidos em aumentar nossa penetração no mercado, conquistar um crescimento sólido e sustentável, e consolidar nossa posição como uma marca que transforma vidas por meio do cuidado diário. Nossas metas não são apenas de crescer visando o lucro, mas sim, agregando valor à sociedade. Nós queremos evoluir ainda mais, mas com a consciência de que estaremos deixando um legado importante para todas as pessoas do mundo.
MFT – Como ficará a operação da Kenvue no Brasil? Haverá contratações/demissões?
DB – Nossa operação no Brasil está alinhada com nossas metas de crescimento e expansão. Somos a quarta operação do mundo e o motor de crescimento da América Latina. Nosso objetivo é fortalecer nossa equipe existente, impulsionando o conhecimento e a capacidade de inovação. Embora não possa entrar em detalhes, nossa visão é de investir em nosso time para melhor atender aos nossos consumidores e parceiros.