Skip to content Skip to footer

“Com novos hábitos, o e-commerce virou uma grande vitrine”

Quem acompanhou o mundo dos negócios, pelo menos nas últimas décadas, se acostumou a ler e ouvir sobre a era do e-commerce. Aquele tempo em que as compras on-line não seriam mais uma opção ou complemento, mas fariam parte da rotina definitiva de milhões de brasileiros. E por várias vezes, chegamos a achar que esse momento havia chegado. Até nos depararmos com uma pandemia e, a partir dos desafios, mas também oportunidades que esse período nos trouxe, entendermos que a era do e-commerce, de fato, chegou.

Porém, todas as cifras e percentuais de crescimento que temos acompanhado nos últimos meses representam apenas o início de uma grande tarefa das empresas: enxergar, de forma definitiva, o e-commerce como ecossistema. É o insight trazido, inclusive, por Fabiana Manfredi, Diretora Sênior de Mercado Ads, que, com a pandemia, foi percebida uma grande mudança no comportamento dos usuários, que passaram a utilizar mais os canais digitais para suas compras e vendas. “Com os novos hábitos de consumo, o e-commerce virou uma gigante vitrine, um ponto de contato com milhões de pessoas. Só no Mercado Livre são mais de 75,9 milhões de usuários ativos.”

MFT – De que maneira, as marcas, agências e vendedores ganham mais espaço na mídia digital diante deste contexto?
Fabiana –
Eu destacaria três pilares. O primeiro é a relevância. Temos milhões de usuários pesquisando e comparando diariamente. Não é a mesma coisa falar para um público com interesses do que para um público de compradores. O mindset de compra da audiência do Mercado Livre faz com que a mídia na plataforma tenha um ótimo engajamento, visto que o usuário está com uma predisposição maior de ser impactado. O segundo é a eficácia: o Mercado Livre oferece soluções de branding e performance ao longo da jornada do consumidor. É um lugar único onde toda a jornada do usuário pode ser feita, desde a descoberta, consideração até a compra. Por fim, a objetividade, já que o Mercado Livre possui dados e insights únicos fundamentais para que vendedores, marcas e agências levem seu negócio a outro patamar, aprendam com seus consumidores e seu comportamento de navegação e consumo e que, ao mesmo tempo, zelem pela privacidade do usuário.

MFT – Tendo como base os projetos que vêm sendo desenvolvidos com as marcas parceiras do Mercado Ads, o que você considera fator de sucesso, sobretudo nesse equilíbrio entre branding e performance?
Fabiana –
Dentre os mais diversos projetos que co-criamos com Mercado Ads, posso dizer que considero um fator de sucesso as nossas ferramentas de marketing de performance, que chegam a gerar em média 28% de aumento nas vendas, e as soluções de branding, que trazem uma eficácia de 94% na construção do conhecimento de marca, gerando mais 12% de intenção de compra, em relação a outras mídias digitais – acordo com um estudo realizado pela Kantar em 2021 (Brasil). Além de potencializar vendas e desenvolver a imagem das marcas, o Mercado Ads trabalha ativamente como um parceiro estratégico de negócio para marcas, agências e vendedores que queiram alavancar visibilidade e vendas dentro e fora da plataforma. As soluções desenvolvidas pelo Mercado Ads criam oportunidades reais de negócios. Para você ter uma ideia, o Mercado Ads já é o 3º melhor ambiente de publicidade para os consumidores, de acordo com o estudo Media Reactions 2020, realizado pela Kantar.

MFT – Com base na experiência de ter trabalhado com grandes marcas, como você enxerga que elas podem explorar ainda mais as oportunidades dentro do ecossistema de e-commerce e marketplace?
Fabiana –
O Mercado Ads contempla diferentes formatos para atender aos mais variados tipos de vendedores, marcas e agências de publicidade, fornecendo um amplo sortimento de oportunidades de forma simples e assertiva. Por isso, as possibilidades dispostas no ecossistema do Mercado Livre são praticamente infinitas. Com intuito de potencializar negócios, o Mercado Ads atua estrategicamente criando e disponibilizando soluções que geram visibilidade e impacto no negócio dos anunciantes. Só em 2020, registramos 12 milhões de vendedores únicos; 133 milhões de usuários ativos; 14 milhões de pagadores únicos de carteira digital; 649 milhões de itens entregues; e 1,5 bilhões de clicks em anúncios patrocinados. A força dos anúncios desenvolvidos pelo Mercado Ads é enorme e transforma muitas publicações em negócios, por isso, é uma excelente oportunidade para os vendedores, marcas e agências.

MFT – Qual a contribuição da evolução do marketplace para o mercado publicitário?
Fabiana –
A maior contribuição de um marketplace na publicidade é poder oferecer aos anunciantes a alternativa de impactar o seu consumidor no funil completo, acompanhando desde a descoberta até a conversão, fechando o ciclo de compra. Além disso, os marketplaces contam com dados & insights proprietários, que permitem aos anunciantes uma tomada de decisão mais assertiva, não só em campanhas, mas também nos negócios. Ou seja, somos mais que uma plataforma de mídia, somos um alavancador de negócios e gerador de dados/insights aumentando a performance nos negócios. Quando analisamos o mercado publicitário como um todo, conhecemos grandes marketplaces que ocupam um share crescente de publicidade digital. Nos Estados Unidos, por exemplo, isso é realidade. Pois, o maior marketplace do país já representa 10% da fatia publicitária e vem adquirindo espaço dos gigantes nas estratégias de negócio. Considerando esta tendência, o Mercado Ads pretende fazer parte do pool de maiores media players em publicidade digital da América Latina.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]