A Head de Soluções de Marketing da Salesforce e fundadora do podcast Tribo de Marketing, Fernanda Belfort, encontrou na tecnologia algo para se realizar profissionalmente. “Tecnologia é um mercado que cresce, que tem margem. É a tecnologia que hoje está realmente mudando o mundo. Muda a forma de a gente interagir e permite realizar o sonho que todo marqueteiro, mais anos 2000 como eu, tinha de personalizar as mensagens”, contou durante a palestra “Vida, marketing e tecnologia: precisamos repensar o rumo das nossas carreiras”, no MMA Impact Brasil 2023, realizado em 11 e 12 de abril em São Paulo (SP).
A executiva começou convidando o público a “levantar o olhar” e parar de apenas se debruçar sobre os problemas imediatos. “A atenção das pessoas está cada vez mais difícil e conseguir essa atenção está cada vez mais caro. A expectativa das pessoas está maior. A experiência nunca foi tão importante e a experiência vem do relacionamento, que é um conjunto de momentos. A marca são as memórias dessa interação e os dados os registros dessa interação”, afirmou.
Leia também
MMA Impact Brasil 2023: para Danielle Torres, com IA, se diferenciar vai ser cada vez mais difícil
Para Rohit Barghava, “as pessoas que entendem as pessoas sempre vencem”
Com esses dados, é possível ter uma conversa omnicanal e trabalhar toda a jornada do consumidor. “Você consegue entregar uma experiência única, mas também vender. O que mais me encanta é que quebra essa dicotomia de ou construo marca ou eu vendo. Você não está jogando 10 bolas de tênis para o consumidor e ele não está pegando nenhuma. Você está jogando uma bolinha que ele quer pegar”, exemplificou.
Com 20 anos de experiência em multinacionais, sentindo-se sufocada pela rotina das grandes empresas, a líder de marketing decidiu deixar o cargo para se atualizar fazendo muitos cursos. “Minha vontade era pegar meus amigos e sacudi-los porque tem muita coisa acontecendo e a gente está, no dia a dia, trancado dentro das empresas”, disse.
Em um dos cursos, Fernanda precisava apresentar um problema e sua solução. A executiva decidiu que queria resolver o problema de “quanto maior a empresa, menor o seu mundo”. Foi então que surgiu o podcast Tribo de Marketing. “O que eu mais vi quando criei o podcast foi essa vontade de as pessoas quererem se conectar e de ter acesso a conhecimento e repertório. O que trouxe esse lado especial para a Tribo é a mistura de conteúdo com leveza. Falar a real, sair um pouco do crachá”, explicou.
Fernanda contou que ficou 2 anos dando consultoria e, durante a pandemia, descobriu um câncer. “Teve essa fase que eu entendi o quanto as narrativas são super-importantes para a gente. O que a gente conta acaba fazendo diferença”, falou.
“Eu brinco que é tão mais fácil ser juiz de replay. As pessoas olham minha carreira e pensam: ‘a Fê construiu tudo para chegar lá’ e eu não tinha a menor ideia de que eu estaria aqui hoje. Quando a gente olha para trás, a história passa a fazer sentido. Sendo juiz de replay, eu percebi que eu estava trabalhando a transformação do marketing”, afirmou.