Skip to content Skip to footer

Reload: “com toda essa força do metaverso, muitas marcas querem estar lá”, diz Flakes Power

A procura das marcas pela presença no metaverso tem crescido, segundo João Sampaio, conhecido como Flakes Power, fundador da Hero Base, empresa de e-sports e produção de conteúdo, e da Hero Create, focada em criação de mapas no metaverso. “Nos últimos meses, está uma loucura. Na verdade, a Hero Create começou como um braço da Hero Base. A gente criava esse serviço de mapas para algumas marcas quando a gente sentia necessidade de colocá-las dentro do jogo de uma forma legal. Hoje em dia, com toda essa força de metaverso, muitas marcas querem, de alguma forma, estar lá dentro do jogo”, fala. 

Flakes explica que alguns jogos possibilitam a criação de um universo dentro dele. A Epic Games, por exemplo, lançou o Modo Criativo do Fortnite, em 2018. “É basicamente uma plataforma pela qual os jogadores podem criar seus próprios mundos dentro de um jogo que já existe. Hoje o número de jogadores que jogam jogos criados pela comunidade é infinitamente maior que jogam o próprio battle royale que a Epic criou”, diz.

Um dos trabalhos da Hero Create é fazer esses mapas para as marcas. A Red Bull foi uma das pioneiras a ter seu espaço no Fortnite. Agora, a Hero Create já inclui no portfólio também lançamentos de Samsung, Doritos e Havaianas. 

Para uma boa experiência, Flakes afirma que as marcas precisam confiar no trabalho de sua empresa e ouvir o que os especialistas estão falando. “Às vezes, a marca vem com uma demanda que a gente sabe que não vai ser divertido, que não vai pegar, mas por causa de branding ou da marca querer fazer algo muito específico, faz e acaba não ficando legal. Então, quando a marca vem conversar, a gente senta com a equipe e desenha algo que  a gente sabe que vai funcionar e que vai performar bem”, fala. 

De acordo com o executivo, o maior desafio na criação de mapas para as marcas hoje são as limitações do Fortnite. “A gente não tem a liberdade de importar nada para dentro do jogo. Por exemplo, para botar uma logo, eu não posso simplesmente pegar o arquivo e colocar dentro do jogo. A gente tem que construir pixel por pixel, usando blocos minúsculos, até formar a logo da marca”, explica.

Flakes conta que para fazer o jogador que está dentro do Fortnite interagir com a marca é preciso conhecê-lo bem. “A gente usa toda a expertise de criador de conteúdo, já que hoje eu tenho o maior canal de Fortnite da América Latina. A gente sabe do que o público gosta. O que pega muito é a interação com criador de conteúdo e a possibilidade de dar premiações diferentes, de fazer concurso”, afirma. 

Quando criou o canal, em 2016, a intenção de Flakes era apenas passar algumas dicas para quem também queria jogar e tinha dúvidas do então recém-lançado Clash Royale, mas o que era um passatempo se transformou em profissão. “O canal explodiu, foi um fenômeno. Na época, eu não entendia absolutamente nada de administração de empresas. Eu era simplesmente um menino que gostava de jogar e que resolveu passar umas dicas para a galera e a coisa foi acontecendo”, conta. Alguns anos depois, ele decidiu criar a Hero Base e, em seguida, com a demanda, a Hero Create. 

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]