Enquanto as outras redes sociais mostram o comportamento do consumidor, baseadas em acontecimentos do passado ou do presente, o Pinterest consegue colocar o anunciante em contato com o planejamento do usuário. “Quando a gente pensa nas mídias sociais tradicionais, o que está acontecendo ali é um reflexo do passado ou do presente. O usuário do Pinterest está no planejamento, olhando para o futuro, pensando em algo que ele ainda quer fazer e isso é uma oportunidade para a marca se conectar e estar com ele em um momento de decisão”, explicou Rogerio Nicolai, Diretor de Negócios do Pinterest no Brasil, durante o painel “A Nova Era da Performance e os Resultados com o Pinterest”, no MMA Impact Brasil 2024.
Além de Nicolai, participaram da conversa Bernardo Leão, Diretor de Marketing do Magalu, e Patricia Oyama, Mídia B2C da Vivo. Ambos mostraram campanhas feitas com a plataforma, que recentemente se reformulou para entregar mais performance para os anunciantes. “A gente começou a operação de ads há 3 anos e trouxe as marcas. O usuário estava muito contente, mas as marcas não estavam tão felizes assim com o ROI que estavam encontrando. A gente teve um desafio muito grande naquele momento porque as marcas não conseguiam fechar a conta”, disse Nicolai. Foi há cerca de 1,5 ano que a plataforma passou por mudanças com foco na performance dos anunciantes, alterando opções de formatos e a maneira de navegar, possibilitando que os cliques mandassem os usuários direto para o site das marcas parceiras, em vez de primeiro expandir o anúncio no próprio Pinterest.
Leia também
Marca precisa saber que gamers formam “galera diferente”
Mulher precisa escolher qual prato não vai deixar cair
“Daqui para um ano, será a hora da massificação da IA”, diz Marco Stefanini
A Vivo foi uma das primeiras marcas a entrar no Pinterest, em 2021. Um dos formatos testados pelo anunciante foi um quiz, que permitia ao usuário descobrir qual o melhor plano da telecom para sua necessidade. “A gente sempre olhou para o Pinterest como topo de funil e, quando a gente fez essa provocação de testar para o meio e o fim de funil, trouxe uma oxigenação dessa audiência. Foi importante olhar a plataforma de maneira diferente, essa consistência de trazer variação criativa, mensagens diferenciadas e para clusters quebrados foi importante para ver valor para o fim do funil”, falou a executiva da Vivo.
A relação do Magalu com Pinterest é ainda anterior. Em 2018, o varejista viu na plataforma uma oportunidade de captar leads para Lista de Casamento. “Esse foi o início do nosso relacionamento, que evoluiu. O ano passado teve o lançamento da Lu como creator no Pinterest. A gente teve um engajamento muito grande com o lançamento do perfil”, explicou Leão. Com a ação, houve aumento de 54% na taxa de engajamento e um aumento expressivo no CTR.
Nicolai defende que o Pinterest tem um consumidor bastante qualificado. “86% dos usuários realizam alguma ação fora da plataforma, depois de ver no Pinterest, seja fazendo uma busca em outro lugar, por exemplo. 45% procuram marcas ou produtos que viram no Pinterest. Hoje são 41 milhões de pessoas ativas, todos os meses, com um propósito muito diferente. No Pinterest, a gente olha para a gente. É uma distinção entre a selfie e o self”, afirmou. Outra vantagem, segundo o executivo, é que a plataforma é um ambiente positivo, com diversidade e inclusão.