Com o tema “Impacto de novas plataformas em cultura, comportamento e consumo”, a primeira sessão do segundo dia do MMA Impact Brasil 2024 teve a presença de Gabriela Comazzetto, General Manager Global Business Solutions Latam do TikTok; Ana Gabriela Lopes, diretora de Marketing do IFood; e Nizan Guanaes, CEO da N Ideias. “O importante não é tornar o novo velho, mas o velho novo. O jingle é algo antigo, mas que pode ser repensado se ele for bom. Pensamos em um jingle para, no mínimo, a pessoa ficar com aquela musicalidade, e o TikTok é verdadeiramente impressionante para rejuvenescer conteúdos”, diz Nizan.
O sucesso da plataforma pode ser visto nos números. O lucro da ByteDance, dona do TikTok, disparou 60%, para US$ 40 bilhões em abril de 2024. A influência da plataforma só cresce e repercute nos mais diversos âmbitos. “O TikTok tem mudado o comportamento das pessoas e alterado os hábitos de consumo. Possibilitando transformações na cultura, entretenimento, moda e tantos aspectos da vida atual”, afirma Gabriela.
Leia também
MMA Impact Brasil 2024: Ariel Grunkraut, da Zamp, dá 4 dicas para líderes
“Todo marqueteiro hoje é um integrador”, fala Gustavo Aguiar, da Nestlé
No cenário da comunicação brasileira, o case “Pede iFood Já”, desenvolvido pela N Ideias, reflete a influência do TikTok. “Inicialmente, a campanha tinha uma estratégia 360, mas a canção criada pelo Nizan tinha tanto potencial para ser compartilhada pela comunidade que redirecionamos esforços para a plataforma. Afinal, música e TikTok tem tudo a ver”, fala Ana Gabriela.
“As coisas que mais gosto de seguir no TikTok são freiras carmelitas, famílias reais da Arábia Saudita e um monte de coisas que você não espera. Nós, que somos da publicidade, temos de estar com um olho no peixe e outro no gato. O que acho mais bacana destacar dessa parceria é que fizemos o matemarketing, matemática com marketing, e tivemos um resultado incrível”, complementa Guanaes.
Com 9 meses de veiculação, “as missões já ultrapassaram 350 milhões de views. A nossa trend do Get Ready With Me, no The Town, passou dos 3.700 vídeos criados e a última etapa do desafio atingiu 7 milhões de engajamento. Essas missões duram, normalmente, apenas uma semana e esses números impressionam pela rapidez, extensão e período”, expõe Ana Gabriela.
“Esse case mostra que as pessoas têm que estar abertas para se reinventar. Aprender é gostoso, mas desaprender é fundamental. Muitas vezes, pessoas da minha geração têm um preconceito, pois não têm apetite pelo novo. Fiz uma empresa de estratégia para ter tempo de olhar coisas novas e é isso que recomendo, olhem todos os cases e vejam quantas coisas maravilhosas têm sido feitas.”, finaliza Guanaes.
O MMA Impact Brasil 2024 acontece nos dias 9 e 10 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).