O ciclo de policrises, a transversalidade da Inteligência Artificial e o cenário cookieless são os aspectos que mais interferiram nos planejamentos de marketing deste ano, tornando-os mais volúveis, segundo o levantamento Marketing Insights 2024, apresentado por José Saad Neto, Head of Insights da GoAd, durante o MMA Kickoff Brasil 2024.
“São 3 elementos influenciadores que, na visão desses CMOs ouvidos, interferiram na forma como os planos de marketing foram desenhados para 2024. São movimentos externos de caráter social, econômico, cultural e tecnológico”, disse o executivo. O trabalho Marketing Insights 2024 foi feito pela GoAd a partir da curadoria de grandes festivais de inovação, criatividade e negócios pelo mundo e de entrevistas com 50 líderes de marcas, institutos de pesquisa e agências.
Leia mais:
MMA Kickoff Brasil 2024 traz insights para começar o ano
Marketing Future Trends 2024 by MMA Latam
“O que ouvimos muito dos CMOs é que o plano de marketing, definido no segundo semestre do ano passado, não é mais aquele documento sagrado, que não pode ser alterado ao longo do ano. Pelo contrário, ele é cada vez mais vivo, inclusive os investimentos podem mudar e ser redirecionados de área, a depender do que acontecer”, disse o executivo.
O estudo também destacou 4 áreas estratégicas que devem estar nos planos de marketing deste ano: crescimento e experiência do cliente; inteligência de mídia e conteúdo; responsabilidade e impacto social; e regionalismos e cultura.
O executivo mostrou alguns insights de cada uma dessas áreas. Em experiência do cliente, algo que apareceu nas entrevistas foi o investimento em repositórios de dados para criar experiências fluidas. Também foram citadas a automação de campanhas e processos e a experiência multicanal personalizada, sempre com o uso da IA. Em inteligência de mídia e conteúdo, chamou a atenção a preocupação com a eficiência. Na área de responsabilidade e impacto social, ficou claro, segundo Saad, que os líderes estão mais pragmáticos e cautelosos quando falam do assunto. “O marketing dentro das organizações tem tido um crivo muito rigoroso para entender que tipo de projeto de responsabilidade social, de governança corporativa ou ambiental é de fato um projeto ESG conectado à estratégia de negócios”, explicou.
Segundo Saad, foi a primeira vez que a área de regionalismos e cultura apareceu com protagonismo. “O que a gente nota é um protagonismo cada vez maior do regionalismo e da cultura de comunidades nas estratégias macros de marketing. As marcas estão flexibilizando seus guides para se conectar de forma mais significativa a determinadas regiões e estão olhando e escutando de forma cada vez mais ativa o que as redes têm a dizer para criar seus projetos e colocar seus investimentos”, afirmou.
O MMA Kickoff Brasil 2024 foi realizado na sede do Pinterest, em São Paulo, no dia 7 de fevereiro.