O segredo do sucesso nas parcerias entre as marcas e os influenciadores e criadores de conteúdo está na autenticidade da comunicação, de acordo com Renata Vieira, Diretora de Marketing Sênior da Reckitt Hygiene Comercial. “Não tem como fazer um projeto que você associe a marca a uma personalidade, uma celebridade ou a um criador de conteúdo se não estiver conectado com a verdade”, disse a executiva, durante a palestra “Creators e o Poder do Conteúdo”, no MMA Kick Off Brasil, realizado na sede do Pinterest, em São Paulo (SP), no dia 7 de fevereiro.
A apresentação teve a mediação de Fabiana Bruno, CEO da Suba, que destacou a importância do fator humano na economia criativa. “É um desafio para as marcas estabelecer essa conexão humana e transformar essa conexão humana em algo autêntico, genuíno, crível e que gere desejo de compra”, falou.
Leia também
MMA Kickoff Brasil: O Boticário conquista relevância no Carnaval
MMA Kickoff Brasil: Planos de marketing estão mais volúveis
De acordo com Fabiana, o número de criadores de conteúdo e influenciadores com mais de 10 mil seguidores é praticamente o mesmo do de médicos no Brasil. No país, 1 a cada 5 pessoas se autodenomina influenciadora e o sonho de muitos brasileiros é ser um criador de conteúdo nas redes sociais. “Isso tem muito a ver com nossa condição socioeconômica. O lugar de influenciador trouxe a possibilidade de, mesmo estando no meio de uma história difícil de vida, com zero privilégios, conseguir se comunicar com milhões de pessoas e se tornar uma marca pessoal relevante, em um caminho quase que orgânico. Assim como ser um influenciador, o consumo das mensagens e da cultura de inspirar, de trazer referências sociais atuais também é grande”, fala a CEO da Suba.
Para exemplificar bons conteúdos em parceria com influenciadores, a executiva da Reckiit citou 2 projetos da marca que, recentemente, tiveram a participação de celebridades. O primeiro foi a websérie “Ivete 3.0”, no TikTok, comemorando os 30 anos de carreira da cantora e o segundo, a collab de Veja com Jojo Todynho, o Multiuso da Jojo, com direito a OOH na Times Square, em Nova York. “O que une a Jojo e a Ivete é que as duas são apaixonadas por limpeza. A Ivete contou que ela repara na sujeira quando vai na casa de alguém, ela limpa a própria casa, ela passa cotonete no canto da janela… É uma verdade. Se não tivesse essa verdade não daria pra fazer essa aproximação de marcas”, contou Renata.
A executiva destacou que, sempre tem riscos e benefícios de fazer essa associação, mas que em uma collab, a celebridade é parte integrante do projeto. “O maior desafio que a gente enfrentou foi transformar a categoria de limpeza em entretenimento. O brasileiro tem uma relação impressionante com a limpeza: de fazer faxina pesada 3 vezes na semana, de ter uma playlist no Spotify… Tem um potencial gigantesco nessa categoria que vai além do funcional e leva para o entretenimento. Isso abre um espaço enorme para interagir com esse consumidor”, afirmou a CMO da Reckitt Hygiene Comercial.