A relação entre marca e consumidor, atualmente, está baseada em 3 principais pilares: Content Commerce, Comunicação Cookieless e Interdependência Social, segundo a pesquisa Human Advertising Insights, realizada pelo Yahoo! em parceria com a MMA Latam. Os resultados do estudo, feito com cerca de mil pessoas, em 5 estados brasileiros, foi apresentado por Renata de Andrade, Senior Manager Global Strategy do Yahoo!, durante o Impact Brasil 2022.
“A gente precisa entender, em primeiro lugar, que está falando de pessoas. É preciso estar presente em toda jornada, em diversos pontos de contato: games, TV conectada, vídeo, de uma forma omnichannel, através de uma plataforma digital, como a gente tem no Yahoo!, mas também considerar esse nosso usuário como um indivíduo. Tem que pensar que esse usuário não quer compartilhar os dados dele, ele quer privacidade, e ele quer que as marcas abracem algumas causas importantes para ele e para a sociedade também”, disse a executiva.
A pesquisa apontou que, mais do que apenas comprar pela internet, o consumidor quer uma experiência na jornada on-line. A partir do pilar Content Commerce surgiram 3 principais insights.
O primeiro foi chamado de Múltiplas jornadas e novos fluxos de conversão. “A gente fala que essa jornada tem múltiplos pontos de contato porque a gente, usuários, fica conectado através de vários devices, seja para lazer, trabalho, para busca de informação, 9,5 horas por dia”, falou Renata.
A pesquisa identificou que os usuários apreciam a conveniência de receber a compra em casa (68%), veem praticidade na compra on-line (63%), consideram a comparação de preços uma vantagem para as compras on-line (63%) e prezam pela facilidade de acesso a produtos e serviços (61%). Além disso, 53% esperam que os anúncios sejam mais fáceis de entender e 52% esperam que os anúncios tragam o preço também.
“Não é o e-commerce como um canal de compra por si só, onde ele entra lá e compra, ele quer que haja um contexto, que tenha conteúdo que possa facilitar a experiência de compra”, disse a executiva.
O metaverso e a popularização dos games é o segundo insight do primeiro pilar. Já são mais de 3 bilhões de gamers no mundo e, no Brasil, 70% das pessoas jogam ou tem alguém na família que jogam videogames ou jogos eletrônicos. 45% dos entrevistados disseram consideram positivo o conteúdo patrocinado dentro de jogos. A pesquisa ainda descobriu que 43% usam VR e 33% AR como fonte de informação de produtos.
“Na prática, o metaverso vai ser acessado através de algum device e hoje a porta de entrada do metaverso é o game”, falou.
O terceiro insight foi a importância do vídeo e a consolidação da TV conectada. Entre os entrevistados 74% já possui uma smart TV, 63% assistiram ao conteúdo de streaming nos últimos 6 meses e 50% viram TV por meio de uma smart TV ou TV conectada.
“O vídeo que já era o nosso principal canal de mensagem com o consumidor passa a ser um canal de comunicação direta com o usuário porque, dentro da plataforma, ele presta atenção no anúncio porque está em ambiente premium”, explicou.
O segundo pilar verificado pela pesquisa, Comunicação Cookieless, foi subdividido em 2 insights: privacidade x praticidade e brand safety & publishers. De acordo com os dados das entrevistas, 62% aceitam a política de privacidade dos sites às vezes e 56% preferem compartilhar o mínimo possível. “É muito importante respeitar essa privacidade que os usuários esperam, mas como marca a gente tem um desafio, uma vez que a gente não tem mais os dados, mas os consumidores gostariam de uma experiência mais direcionada no momento de compra como é que a gente equilibra isso”, disse.
A partir do pilar Interdependência Social, ficou claro que os consumidores esperam que o papel das marcas na sociedade vá muito além de vender produtos (84%). “Hoje é muito importante para os usuários que as marcas se posicionem. As marcas que se importam são as marcas que agem agora e essas são as marcas com quem eu quero criar uma relação de longo prazo”, afirmou Renata.
Clique abaixo para assistir ao painel completo: