Estar em contato com o consumidor nos pontos de venda físico e on-line, sem distinção, e usar a tecnologia para manter essa interação de maneira eficiente foi o principal resultado da parceria entre Americanas e Digital Reef, tema do painel “In-App Messages: Como a Americanas Aumentou a Conversão em Seu App e loja Física”, durante o MFT Impact Brasil 2022.
A apresentação foi feita por André Bain, VP de Publishers da Digital Reef, e Daniela Cardoso, head de Produto e Experiência da Americanas, que demonstraram como o uso das mensagens dentro do aplicativo da varejista melhoraram o engajamento do público. Recentemente a varejista lançou, no aplicativo, a funcionalidade Modo Loja, que traz o digital para dentro da loja física. Com ele, é possível escanear preços, ver promoções e consultar o cupom fiscal, por exemplo.
“Pensamos: ‘o que acontece se a gente começar a avisar os nossos clientes quando eles estão perto de uma loja que a gente tem o Modo Loja?’ O legal dessa ferramenta é que, a partir do gatilho de localização, a gente consegue mandar um banner para os usuários que abriram o app. E é muito fácil de implementar. A gente muda a comunicação muito rapidamente porque consegue ver o que funciona melhor e o que não funciona”, disse Daniela.
Segundo a executiva, desde que começou a testar a ferramenta, foram feitas 548 mil visualizações adicionais por causa do banner, o que significa um CTR de 27%, e 127 mil pessoas a mais viram a área. A solução, por enquanto apenas para IoS, deve ser disponibilizada também para Android em breve.
“Não é apenas o banner levando para a loja, mas é você aprendendo o que seu cliente está fazendo no mundo físico por conta do banner. São dados que você captura para ter mais informação”, concluiu.
As in-app messages são uma solução de comunicação dentro do app, que usa pop-up, banners, vídeos para se relacionar com os clientes. “São muito segmentados e, principalmente, muito contextuais. Eles aparecem no momento certo. A gente entende onde o cliente está na sua jornada, que ação ele está fazendo dentro do aplicativo para mandar essa comunicação no contexto exato”, disse. Outra vantagem, segundo o executivo, é que a atualização pode ser feita pelo próprio time de marketing/CRM do cliente.
De acordo com Bain, para atender parceiras como a Americanas, a Digital Reef, criada em 2021 com a fusão de 5 empresas especialistas em marketing mobile, aposta em uma combinação de tecnologia de nível global com uma parceria presente localmente. “A nossa entrega de valor passa por todas as etapas do funil de conversão do app, seja a aquisição, que é a primeira primeira necessidade do dono do aplicativo: conseguir usuários qualificados; o engajamento, para manter esses usuários fidelizados e ativos na base; e soluções de monetização, que ajudam tanta a converter as ofertas dentro do próprio app quanto também criar um canal de rentabilização, um canal de publicidade, para os parceiros daquele dono de aplicativo”, explicou Bain.
A integração da B2W Digital e da Lojas Americanas foi consolidada no ano passado, fazendo nascer a Americanas S.A., com 51 milhões de usuários ativos na plataforma. “Essa combinação da experiência digital e física é muito importante porque está muito em linha com hábitos de consumo de conteúdo. Quando você entra numa loja física, você normalmente saca seu celular para fazer uma comparação de preços, para ler sobre aquele produto, sobre uma especificação técnica ou sobre a avaliação daquele produto. A gente está trabalhando para fazer isso, trazer o digital para dentro da experiência física”, afirmou Daniela.
Clique abaixo para assistir ao painel completo: