Skip to content Skip to footer

Globo, GUT e Mercado Livre contam detalhes de vencedor de GP em Cannes

O painel “Da tela ao negócio: transformando apertos de mão em resultados” apresentou o case “Handshake Hunt”, da GUT para Mercado Livre, que ganhou um GP em Cannes neste ano. Veículo, agência e anunciante se encontraram no palco do MMA Innovate Brasil 2024 para contar como foi construir a tantas mãos um case de sucesso.  

“Mais do que simplesmente um case que ganhou o Grand Prix de Cannes neste ano, essa é uma campanha que tangibiliza muito a relação de criatividade, formato e linguagem”, diz Renan Blanco, Diretor de Negócios Varejo da Globo.

O desafio era grande: uma campanha para Black Friday, período em que praticamente todas as marcas estão disputando a atenção dos consumidores. “Black Friday talvez seja o briefing mais difícil do ano para quem trabalha com varejo, com vendas. É caótico. Como a gente constrói um briefing para entregar uma necessidade de negócio e ao mesmo tempo como usa essa data para trazer uma comunicação relevante para o consumidor?”, fala Iuri Maia, Head de Branding Latam do Mercado Livre.

Leia também
“A música funciona como uma cola social”, diz Pedro Thompson, da Uber
Marvel e Burger King comemoram resultados de parceria

Depois dos bons resultados com o patrocínio ao “Big Brother Brasil”, no início do ano, o varejista ainda queria levar para o segundo semestre um impacto que se comparasse àquele.   

“O que a gente pediu para a Globo foi: ‘como é que a gente faz um estrondo no segundo semestre como a gente teve no primeiro em Big Brother?’ e não existe um BBB no segundo semestre. E a segunda coisa [que pedimos] era para a gente não estar na briga do intervalo, do cupom, da gritaria… era pensar em como a gente estaria dentro da programação e não interrompendo a programação”, explica Valéria Barone, Managing Director da GUT. 

Ninguém sabe ao certo de onde veio o insight de aproveitar o aperto de mão do logo como inspiração para acionar os descontos na programação, mas a ideia serviu perfeitamente para chamar a atenção dos consumidores. Era uma ideia simples, mas inovadora. “O principal é a consistência. O quanto a marca vem comunicando sempre buscando relevância. A gente já errou muito nos últimos anos, mas sempre com a cabeça de vou tentar isso que é novo, pode ser que dê errado, mas vamos ser corajosos para poder encontrar o formato, a melhor maneira”, conta Maia.

A dica dos executivos é não esperar as condições perfeitas. “Muitas vezes, todo mundo fica esperando o briefing perfeito. Não necessariamente ele vem. Esse GP tem tanto significado porque ele foi num briefing de dia a dia, de Black Friday e de Mídia. Dá para fazer coisa legal de qualquer briefing”, fala Valéria.

No MMA Smarties 2024, “Handshake Hunt” foi premiado com um Ouro em Impacto Imediato/Promoção.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]