A digitalização da Mídia Exterior trouxa ainda mais relevância paro o meio. No painel “OOH + Retail Media é uma combinação poderosa?”, realizado durante o MMA Innovate Brasil 2024, Leila Guimarães, Gerente Geral Brasil da Adsmovil, contou acreditar que OOH e Retail Media combinados terão grande força no futuro próximo. “Essa união do out-of-home com o Retail Media, eu, particularmente, acho que para os próximos 2 anos a gente vai ouvir falar bastante. A integração da mídia OOH com o Retail Media in-store é algo que tem um futuro bem interessante”, disse.
A executiva dividiu o palco com Marcos Santos, Media & Connections Manager da Nestlé, e Mário Leão, CSO da Retail Media. Ambos contaram suas experiências com a digitalização da Mídia Exterior.
Leia também
Adsmovil oferece troféu verde para celebrar ESG no MMA Smarties Brasil 2024
DOOH: a evolução da mídia exterior by Adsmovil
“O OOH vem mudando muito com a digitalização. Desde pontos mais básicos, como agilidade no planejamento e facilidade de mensuração… mas o que mais mudou é como isso impacta internamente na indústria. O segmento de publicidade evolui muito em tecnologia, mas muitas vezes, a gente acaba planejando e comprando tudo ainda com cabeça tradicional. Quando a gente muda o mindset e começa a olhar a tecnologia e como ela agrega no nosso negócio, como a mensuração do DOOH e a possibilidade de entender o fluxo de pessoas de determinados perfis, o fluxo de uma loja, de uma cidade, com a segmentação e de interesses e cruzando com outras plataformas de mídia, é aí que muda o game para a gente”, falou Santos.
Assista a este e a outros painéis do MMA Innovate Brasil 2024 no MFT+
Leão concordou. “Quando começou o OOH, a criação era diferente. Era a mesma feita para a mídia impressa. Hoje, não. Cada material é feito para o local onde ele está. Com isso, você acaba tendo muito mais relevância para o meio onde está. A comunicação no relógio de rua é uma, em um abrigo é outra, dentro do transporte é outra e dentro do grande varejo, uma tela de uma Retail Media, é outra. Vários criativos, várias artes, várias possibilidades, que plugados com a programática, sabendo quem é a pessoa, onde você está, dá uma relevância mais importante e é muito mais assertivo e, agora, cada vez plugando inclusive com resultados”, afirmou.
Um dos grandes diferenciais da Mídia Exterior é oferecer entretenimento para o consumidor quando ele não tem opção de sair dali, por isso a relevância do conteúdo de marca transmitido ali é importante. “O OOH é uma mídia que você não escolheu ser impactado, é uma mídia de passagem, é uma espera forçada e nesse momento quando vem com um criativo interessantíssimo, com lançamento de produto, com uma informação, você retem a atenção das pessoas. Quando a pessoa não tem como mudar a atenção dela, se você não fizer uma comunicação muito dirigida, você acaba não tendo aquele impacto”, explicou o CSO da Retail Media.