Da inteligência artificial às mudanças climáticas, José Saad, Head of Insights da GoAd, apresentou, durante o MMA Impact 2024, 7 inovações destacadas no Innovation Awards, premiação que aconteceu em março no SXSW, maior festival de tecnologia criativa do mundo.
“Neste ano de 2024, vimos uma convergência de diferentes tecnologias para um novo momento do capitalismo e da sociedade hiperconectada. Isso nos coloca num processo de reprogramação humana para entender como nos encaixamos”, disse.
Confira a seguir as 7 inovações que devem impactar os negócios do planeta apresentadas no MMA Impact Brasil 2024:
1 – Nanotecnologia e computação quântica na agricultura: Como solução para o meio ambiente, a empresa Ubigro criou estufas que prometem ser o futuro da agricultura no contexto das mudanças climáticas que ameaçam a produção de alimentos de forma sustentável. O projeto usa nanotecnologia e computação quântica para garantir a produção em larga escala.
Leia também
Prêmio MMA Smarties Brasil 2024 abre inscrições
Pinterest Predicts mostra 23 tendências para 2024
2 – Um novo olhar para o design urbano: A Steel+Spark desenvolveu a construção de moradias a baixíssimo custo a partir de contêineres que têm placas para captação de energia solar. A solução tem sido utilizada em alguns países, como México e Estados Unidos, para tentar diminuir a população em situação de rua, um desafio global.
3 – Humanoides no dia a dia: Saindo do futurismo para aplicações práticas no presente, o destaque ficou com robôs criados pela startup francesa Enchanted Tools e como eles têm atuado em hospitais locais para auxiliar enfermeiros, especialmente ajudando crianças que estão em tratamento oncológico.
4 – IA ajudando no diagnóstico: Ainda sobre uma das áreas mais impactadas pela transversalidade da inteligência artificial, a saúde, o destaque foi para o DermaSensor, dispositivo que detecta em segundos a presença de câncer de pele.
5 – Computadores faciais entendendo nossos desejos: Como destaque, o Enophone, um dispositivo de valor mais acessível (menos de US$ 20) que permite escalar essa tecnologia mudando a forma como as marcas captam rastros digitais, considerando também a força do pensamento.
6 – Fazer os plásticos desaparecerem: Para impactar a indústria e a questão ambiental, a Notpla propõe substituir o plástico por um material feito com algas marinhas, que se decompõe em semanas e que pode ser comestível. O projeto já havia sido premiado, evoluiu nos últimos anos e recebeu mais investimentos.
7 – Acessibilidade no modelo de negócios: O último destaque da apresentação ficou com um material da Apple que apresenta seus produtos a serviço da inclusão, exemplificando o uso de seus recursos em diferentes contextos.
“Finalizo minha apresentação com esse filme, porque dentro de um contexto de um festival de inovação, com tecnologia tão protagonistas e tão transversal, ele mostra que, no fundo, a gente precisa, sim, passar por um processo de transformação digital e de uma sociedade hiperconectada e, por mais que tenhamos robôs e automação de muitas coisas, no fim das contas, somos nós o centro de todas as estratégias e das principais conexões que podem promover de fato a inovação”, afirmou.
Para quem quiser mais detalhes sobre a curadoria feita pela GoAd no SXSW, o white paper pode ser acessado na íntegra no site da empresa.