A cofundadora e CGO (Chief Growth Officer) da Creators LLC, Nohoa Arcanjo, destaca algumas das principais habilidades que um líder precisa. “Em minha visão, qualquer líder, seja de marketing ou não, precisa saber gestão e inspirar pessoas, criando um ambiente de trabalho positivo e produtivo”, fala.
Nesta entrevista, a executiva, que também é membro do Board da MMA Latam, conta ainda quais assuntos estão na sua agenda neste primeiro semestre de 2024 e sobre o orgulho de ter conduzido o projeto Black Creator Program, do Google.
Leia também:
“É cada vez mais difícil entrar na vida dos clientes de forma relevante”, diz Alvaro Garcia
Ouça o podcast Conectades | #08 | Perspectivas da Creator Economy
Confira a seguir a entrevista completa com Nohoa Arcanjo:
Marketing Future Today – Qual a mudança mais significativa que você presenciou no marketing até hoje?
Nohoa Arcanjo – Certamente foi a ascensão do marketing digital, que gerou uma mudança significativa no investimento nas mídias tradicionais para outros canais, como o marketing de conteúdo e o marketing de mídia social. As mídias on-line oferecem melhores possibilidades de segmentação e metrificação, o que já deixa as estratégias mais conectadas com a audiência e até com objetivos variados. Sendo assim, mais efetivas do que comunicar a mesma campanha para o país inteiro em mídias de massa, como as tradicionais.
MFT – Conte um projeto do qual você teve orgulho de participar.
NA – O Google nos passou o desafio de organizar e conduzir o Black Creator Program, um programa para capacitação de criadores de conteúdo negros em início de carreira. Com isso, selecionamos 100 criadores em todo o país para receber orientação profissional na hora de criar seu site e administrar sua presença na internet. Foram quase mil inscrições, e os selecionados receberam bolsa de até R$ 9 mil, pagos em parcelas de R$ 1,5 mil, conforme cumpriam as etapas do programa, com cerca de seis meses de duração. Os alunos também tiveram suporte à saúde mental e de bem-estar implementados pela nossa parceira AfroSaúde, empresa especializada em saúde mental de pessoas negras. A ação teve como objetivo estimular a produção de conteúdo feita por pessoas negras e, assim, trazer mais diversidade às buscas do Google e à internet como um todo. Esse projeto mudou a vida de várias pessoas, e sou muito orgulhosa do impacto que ele gerou.
MFT – Quais habilidades você acha essencial para um líder de marketing?
NA – Em minha visão, qualquer líder, seja de marketing ou não, precisa saber gestão e inspirar pessoas, criando um ambiente de trabalho positivo e produtivo. Além disso, como habilidades técnicas da posição, acredito ideal ter visão estratégica com clareza dos objetivos da empresa e de como o marketing pode ajudar a alcançá-los; pensamento analítico capaz de coletar e analisar dados para tomar decisões informadas (inclusive, por isso, temos trabalhado bastante na construção do nosso software de métricas de performance de campanhas de influência); e por último, acredito ser primordial ter o foco no sucesso do cliente e entender as reais necessidades e desejos do público-alvo.
MFT – Quais temas estão na sua agenda para o próximo semestre?
NA – Estão na minha agenda inteligência artificial; efetividade; diversidade e inclusão; e a profissionalização da Creator Economy e do Marketing de Influência.