Skip to content Skip to footer

Tomás Bouthemy, da J&J: “uma sociedade mais crítica é a engrenagem para mudanças”

O CX Marketing Director para Brasil e América Latina da J&J, Tomás Bouthemy, é um dos jurados do MMA Smarties e destaca que o momento atual é de muita transformação e que a comunicação está refletindo isso. 

Veja, nesta entrevista, as impressões do executivo a respeito do prêmio. A cerimônia de premiação acontece no dia 18 de outubro, em São Paulo.  

Reflexões

Participar do júri de uma premiação tão renomada como o MMA Smarties é uma enorme honra, e acredito que a responsabilidade é igualmente grande. Vivemos um momento em que passamos por significativas transformações nas relações pessoais, que impactam diretamente o mercado do marketing e da publicidade, e o júri deve sempre capturar um pouco dessa diversidade de pensamentos e anseios da sociedade para poder analisar as peças no contexto e nas lentes mais corretas possíveis. Um prêmio importante como esse inspira, gera reflexões importantes e deixa um legado – tudo isso precisa ser levado em consideração no momento do julgamento.

Questionamentos

Acreditamos que nós, como sociedade, estamos vivenciando um importante e necessário momento de transformação. E toda transformação traz consigo questionamentos, novos pontos de vista e a quebra de antigos paradigmas. Vejo tudo isso com bons olhos, afinal, uma sociedade mais crítica é a engrenagem mais importante para que mudanças necessárias aconteçam. Mesmo não sendo um ano tão significativo para o Brasil em Cannes, considerando a quantidade de Leões conquistados, fiquei muito feliz em ver importantes campanhas que abordaram temas como a mudança climática, a diversidade e a inclusão sendo premiadas. Fica cada vez mais evidente que não estamos mais falando de peças de publicidade e, sim, de conversas de propósito e de legado para futuras gerações e isso é bastante especial.

Vencedores

Penso que, antes de qualquer coisa, para um case ser relevante é preciso haver um propósito e uma conexão real com o ser humano. Este é um elemento fundamental para que haja uma relação autêntica entre a marca, a empresa e o seu público. Se houver impacto social e ajudar a promover alguma transformação, então, melhor ainda. Por isso, por exemplo, é que nos orgulhamos muito do movimento “Deixa Fluir”, de Sempre Livre e Carefree. Levamos o tema dignidade menstrual para Cannes, por meio da música “Dignidade pra Fluir”, da rapper Bivolt, feita para a campanha de Sempre Livre e Carefree, com o objetivo de chamar atenção para uma questão que afeta a sociedade e a vida das pessoas que menstruam: a pobreza menstrual, ao mesmo tempo em que naturaliza a conversa sobre os fluidos vaginais. Ela foi Bronze em Cannes, premiada em Wellness & Health na categoria Brand-led education & Awareness.

Mais que ideias

Essas mudanças e essas pressão são positivas, pois, a meu ver, nos impulsionam para frente e nos fazem evoluir. Sempre haverá espaço para ideias inovadoras e para a criatividade. Porém, hoje em dia, por si só, isso não é mais suficiente. Mais do que nunca, temos que ter em mente que precisamos ajudar a gerar valor, criando conexões, participando de conversas de maneira genuína e transparente, sempre com a mente aberta para o novo.

Novidades

Diante de tantas movimentações na publicidade, espero ver cases cada vez mais inovadores e comprometidos com as pautas atuais. Em meio a uma transformação digital tão significativa, acredito que os cases julgados na premiação devem propor novas experiências, soluções e novos diálogos que ajudem a quebrar antigos paradigmas.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]