A RD Saúde está passando por grandes mudanças. Foi feito um rebranding na marca corporativa e o grupo alterou o nome de sua empresa de soluções de mídia, que passa a se chamar Impulso. Além disso, Vitor Bertoncini, que estava na RD Ads desde a fundação, deixa o grupo para acompanhar a família que está de mudança para Portugal, e quem assume o comando da empresa na nova fase é Fabiana Manfredi, ex-Mercado Livre.
Nesta entrevista, a CEO da Impulso conta como surgiu a oportunidade de ir para o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar e o que espera dos próximos meses à frente da operação.
Leia também
Retail Media precisa de conteúdo relevante
Retail Media ajuda a construir marcas de maneira criativa
Confira a entrevista com a nova CEO da Impulso, Fabiana Manfredi:
Marketing Future Today – Como surgiu a oportunidade para você ir para a Impulso, empresa de soluções de mídia da RD Saúde?
Fabiana Manfredi – Quando eu saí do Mercado Livre, pensei “qual vai ser meu próximo passo?”. Eu tive alguns momentos na minha carreira. Trabalhei em cliente, depois em agências, decidi ir para plataforma proativamente, escolhi o Twitter ( X) e, por fim, fui para parte de e-commerce e fintech, no Mercado Livre, à frente da operação de Advertising para grandes marcas e agências. Eu gostei muito de trabalhar com esse business e fiz bastante coisa, durante os aproximados 3 anos em que estive com este chapéu. Queria avaliar com calma o segmento de minha carreira e, posso dizer que, esse período de quase 1 ano, passou extremamente rápido e foi muito gratificante. Prestei consultoria para empresas de diversos segmentos, de Finance (onde aprendi muito mais) até o mercado de Advertising, Negócios e Comunicação em si e, claro, com um olhar muito voltado à grande oportunidade que temos hoje com toda a aceleração do Retail Media na região. Estou certa de ter escolhido um novo passo com muito potencial e realmente alinhado a meus planos de negócio, mas também aos meus valores e propósitos. E como eu vim parar aqui, propriamente dito? Em fevereiro, Vitor Bertoncini (então CEO da RD Ads) contratou a Mesa (empresa que usa uma metodologia para resolver problemas complexos em um tempo curto) para validar seu planejamento, já preconcebido, de rebranding (para Impulso) e eu fui uma das experts convidadas para participar, inclusive divulguei este projeto em minhas redes por ter gostado muito de ter feito parte. Já do Mercado Livre eu acompanhava o que eles faziam, porque eles são referência no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Fiquei superfeliz com o convite, por já ter participado da conclusão e validação do projeto e seus próximos passos e porque poderia contribuir com o que eu aprendi até aqui e também aprender um pouco mais do segmento, além de seguir contribuindo para o avanço de nosso mercado.
MFT – Foi assim que começou o relacionamento com a Impulso?
FM – Conheci parte do time, alguns clientes e outros experts na discussão. Foi superinteressante e a gente, inclusive, abriu um grupo e seguiu conversando e trocando sobre o mercado e potenciais claros. Veio, então, toda essa mudança na vida pessoal do Vitor, de a esposa dele receber uma proposta em Portugal, e a primeira pessoa que eles ligaram fui eu por ter participado do projeto. A gente teve essa sinergia e ficou trocando muita figurinha durante o projeto e até depois. Por isso, sou muito grata em dizer que a escolha foi do grupo RD Saúde e minha também. Não só por acreditar na companhia, em quem está na liderança, mas também pelo potencial do negócio, consistência da operação e na visão clara de futuro. Ainda muito a fazer, mas com crescimento de forma acelerada e exponencial.
MFT – Tem tudo a ver com a área que você atuava. Acabam sendo áreas complementares…
FM – Com certeza. Os desafios são parecidos. Claro que existe uma especificidade do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar. E o time me recebeu superbem, foi muito bacana. Energia alta para fazer acontecer e seguir trabalhando pelo e para o mercado, e com nossos clientes e agências, meus parceiros de longa data.
MFT – O que que você acha que você vai levar de suas experiências anteriores e o que você espera aprender?
FM – Primeiro, vou levar as relações. Eu sou uma pessoa de valores muito fortes, além de muito consistente e determinada. Tenho clientes que são meus amigos até hoje. Além de muitos parceiros no mercado de Saúde, Beleza e Bem-Estar que, inclusive, já me receberam superbem, quando souberam da minha chegada. Eu prezo muito por isso, porque foram parcerias de sucesso, com muito trabalho e desafios, que nos trouxeram crescimentos expressivos e realizações significativas. Trarei para essa jornada um pouco do conhecimento, aprendizados e da minha visão sobre Retail Media e Negócios, até porque é um mercado que já existe há um tempo, mas que está em ebulição na América Latina, nos últimos anos, principalmente. Já é um mercado extremamente consistente nos Estados Unidos e na China e que, na América Latina, com o crescimento do e-commerce e com o shift de investimentos do off para o digital, cada vez mais, tem ganhado força e mostrado seu potencial. Eu pude aprender bastante desse segmento, na prática. Também tem um pouco da minha experiência mais holística, que eu acho que pode contribuir bastante, porque eu trabalhei em cliente, em agência, em plataforma… Quando eu olho para os parceiros hoje, eu consigo entender um pouco das dores, das necessidades. E o que eu espero é que seja uma jornada leve, de muitos aprendizados, conquistas em conjunto, e que eu consiga honrar esse legado que o Vitor deixou até aqui. Ele está desde o início e me passa o bastão nesse momento tão importante e chave, que é o rebranding de RD Ads para Impulso.
MFT – Quais os planos para seu primeiro ano na companhia?
FM – Primeiro, eu quero mergulhar internamente na operação, entender como tudo funciona e aprender o que eu ainda não sei, do ecossistema de negócios. A Impulso está aí para impulsionar a saúde das marcas e os resultados dos clientes (anunciantes e agências de publicidade), mas também para impulsionar todo o potencial que o grupo RD Saúde tem, e que os fornecedores esperam de nós, com o olhar focado no consumidor e na consistência de longo prazo. Eu espero que as relações com os clientes se estabeleçam ainda mais. Existem vários casos de sucesso já comprovados em resultados de negócio, mas eu acho que ainda falta uma perenidade de investimento, não só ao longo do tempo, mas também com um olhar estratégico para essa área tão importante para aceleração dos resultados de forma exponencial. Se há algo que gera tanto impacto de negócio, isso precisa estar incluído no momento zero do planejamento estratégico. A gente fala que o Retail Media é a terceira onda, mas tem muito desafio ainda e um olhar do mercado que precisa ser mais específico. Retail Media reúne algumas coisas que nós, que trabalhamos na Publicidade, Comunicação e Negócios, sempre quisemos: conexão com a audiência, tecnologia, poder trabalhar de forma assertiva e que seja positiva para as pessoas, movendo esse usuário ao longo da jornada, independentemente do estágio que ele estiver até a conversão, de fato. Então não é só conversão, não é só construção de marca, é um todo, é uma oportunidade enorme e única.