Estar atento à complexidade do mundo atual é um dos desafios enfrentados pelas empresas na hora de se fazer ouvir. “Os seus valores, o seu propósito, o seu DNA têm que estar presentes em todas as suas comunicações com a sociedade, sejam elas de cariz publicitário ou não”, fala Miguel Caeiro, Head of Latam da VidMob.
O executivo é um dos jurados do prêmio Smarties Brasil 2022, que acontece dia 18 de outubro, e que vai ajudar na escolha dos cases que usaram tecnologia e criatividade para se destacar.
Tecnologia
É uma honra compor o júri dos Smarties da MMA por tudo o que representam para a publicidade no Brasil. Os prêmios são cada vez mais o espelho do mercado em transformação e, ao mesmo tempo, da crença e da aposta na criatividade humana, no talento, na estratégia, como fontes diferenciadoras e vencedoras. Neste momento de grande inovação, de grande acesso à tecnologia e aos dados, serão vencedores os projetos que apostem em grandes ideias alavancadas pela inteligência dos dados e pela tecnologia. A tecnologia sozinha não deve merecer nem vencer prémios.
Novo mundo
As empresas, os anunciantes vivem hoje num mundo muito complexo, mas ao mesmo tempo muito desafiador, e mais do que nunca, apenas os melhores merecem destaque e ganharão uma vantagem importante face aos seus concorrentes. Não basta mais ter uma ideia incrível se ela não for alicerçada numa mensagem autêntica, credível, ética e consistente com o mercado. Empresas autistas para o mundo, que não respeitem diversidade, que não sejam inclusivas, que não respeitem o meio ambiente, que não ouçam o seu consumidor não serão mais toleradas, não serão mais aceitas. Hoje as empresas têm que ser uma só. Os seus valores, o seu propósito, o seu DNA têm que estar presentes em todas as suas comunicações com a sociedade, sejam elas de cariz publicitário ou não.
Vivemos um tempo em que precisamos que as empresas sejam autênticas, sejam verdadeiras com os seus públicos. No caso do Brasil, uma vez que já temos anunciantes e marqueteiros de elevadíssima capacitação, e criativos de talento ímpar a nível mundial, acredito sinceramente que temos tudo para continuar a internacionalizar empresas de êxito, a exportar casos de êxito, marcas de êxito e, por que não?, talentos de êxito.
Execução
Um case vencedor tem sempre que conter uma grande ideia bem executada. Isso eu diria que não mudou. O que mudou é a dificuldade e a complexidade de implementação das ideias num mundo mais complexo, principalmente no meio digital, onde é necessário ter uma capacitação e uma leitura de informação baseada em dados que permita uma boa execução. Implementar é hoje mais importante do que a ideia em si. Uma ideia fenomenal mal implementada, mal executada é um desperdício de dinheiro do anunciante. Curiosamente, já execuções brilhantes de ideias regulares conseguem entregar, muitas vezes, retornos muito interessantes para o anunciante.
Ultrapassados
Ideias que não entregam resultados hoje em dia são pouco toleradas. Um dos grandes fatores de medição de uma campanha tem que ser o resultado. Então, eu diria que os famosos ghosts ou projetos de ego não cabem mais.
Colaboração
Tendo em conta o elenco dos meus colegas de bancada, eu tenho expectativas muito elevadas de aprender muito, ouvir muito, e poder contribuir com os meus dois centavos de experiência para que de fato as campanhas mais incríveis saiam vencedoras. Espero ver muitos casos que unam a grandiosidade de ideias incríveis com a tecnologia, seja no acesso a insights, seja na implementação.